v. 9 n. 2 (2025): A apreciação da arte e das imagens nos contextos educativos, sociais e culturais contemporâneos : contribuições e desafios

					Visualizar v. 9 n. 2 (2025): A apreciação da arte e das imagens nos contextos educativos, sociais e culturais contemporâneos : contribuições e desafios

Organização de Adriana de Oliveira e Mona Trudel - professoras da Escola de Artes Visuais e Mídias da Universidade do Québec - Montreal (UQAM) 

Editora Chefe: Mara Rúbia Sant’Anna

Editores de Apoio: Ivis de Aguiar Souza (UMinho)

                         Júlia Gomes Lessa (UDESC)

Diagramação: Júlia Gomes Lessa (UDESC)

Projeto Gráfico: Fabiana Sabatini da Rosa (UDESC), 2023

Capa: Fotografia de detalhe dos  Fios de fertilidade entrelaçados em Treliças, no túmulo do Xeque Salim Chishti. Mesquita Jama Masjid, na cidade abandonada de Fatehpur Sikri, Estado de Uttar Pradesh, Índia. Imagem de livre acesso.

Publicado: 01-06-2025

Expediente

Editorial

  • Editorial

    01-10
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e7351

Entrevistas e Resenhas

Dossiê

  • Engajamento estético e cidadania cultural: que desafios enfrentamos hoje?

    Maia Morel, Éric Martial Owona
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e7001
  • Nem tão quadrado nem tão redondo: rastros educativos e percepções sensíveis

    Mara Rúbia Sant Anna, Maristela Abadia Fernandes Novaes
    1 - 37
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6874
  • Engajamento estético: caminhos para a Autoidentidade do Professor

    Boyd White
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6868
  • Seis métodos dialógico para aumentar a apercepção em situações de apreciação de imagens

    Myriam Lemonchois
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6966
  • Uma imersão na apreciação da Arte de Hilma af Klint através da ludicidade infantil

    Emanuella Scoz
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6840
  • Quando o museu acolhe: percepções da equipe de mediação museal sobre uma experiência escolar no museu

    Annie-Pier Brunelle, Anik Meunier, Mylène Landry
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e7017
  • Imagens midiáticas no ensino da arte: reflexões a partir das diretrizes curriculares do Brasil e do Quebec

    Letícia Francez
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6961
  • Fiar a fuga, desfiar o silêncio: imagens como dispositivos de resistência e criação

    Rosemary dos Santos, Thayra Fernandes Pereira, Yasmin do Nascimento Viana
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6970
  • Educação estética e redes sociais: despertando a atenção sensível em adolescentes

    Marie-Pierre Labrie
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6985
  • Imagens, o mundo e a escola: práticas de cinema-educação em foco

    Andrei Galkowski, Letícia Francez
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6963

Aberturas Transversais

  • Memória gráfica e movimentos estilísticos: estudo tipográfico inicial das fachadas e construções do centro histórico de Manaus

    Leandro Brandão Marques, Almir de Souza Pacheco, Marcos Paulo Cereto
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6645
  • O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o Design de Moda

    Marília Possidone, Breno Tenório Ramalho de Abreu
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6919
  • Entre o olhar e o significado: o papel das imagens na formação da identidade e da memória

    Jair Fernando Alves da Silva
    1 - 11
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6863
  • Investigação e análise das obras de Alphonse Mucha: Art Nouveau e a moda

    Clara Damasceno Zandoná, Marizilda dos Santos Menezes, Gabriele Justino Sommer
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630922025e6891