Entre o olhar e o significado: o papel das imagens na formação da identidade e da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6863

Palavras-chave:

memória coletiva, identidade cultural, representação visual, filosofia da imagem , reprodutibilidade técnica

Resumo

Este artigo investiga o papel das imagens na construção das identidades e memórias coletivas a partir de uma perspectiva filosófica. As imagens, desde a arte rupestre até a era digital, atuam como elementos fundamentais na organização e preservação das experiências sociais, influenciando narrativas históricas e estruturando memórias compartilhadas. A discussão fundamenta-se em conceitos de autores como Maurice Halbwachs, Walter Benjamin e Roland Barthes, que exploram a relação entre memória, identidade e representação visual. Além disso, examina-se o impacto da reprodutibilidade técnica das imagens e seu papel político na contemporaneidade. A análise busca demonstrar como a cultura visual molda a consciência social, reforçando ou desafiando discursos dominantes.

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Biografia do Autor

Jair Fernando Alves da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Sou um apaixonado por entender a complexidade da mente humana e aplicar esse conhecimento para promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal. Minha jornada acadêmica e profissional é marcada por uma busca incessante por compreender as diferentes facetas do ser humano. Sempre tive uma afinidade especial com a expressão criativa e suas nuances. No entanto, meu interesse se expandiu para além das fronteiras da arte quando percebi a profunda interconexão entre a mente e a criatividade, embarcando nos conhecimentos da psicanálise, filosofia, neurociência e a prática pedagógica, visando otimizar o processo de cognição e aprendizagem do ser humano.

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Publicado

01-06-2025

Como Citar

SILVA, Jair Fernando Alves da. Entre o olhar e o significado: o papel das imagens na formação da identidade e da memória. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6863. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26863. Acesso em: 27 jun. 2025.