Imagens, o mundo e a escola: práticas de cinema-educação em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6963

Palavras-chave:

Imagens, Educação sensível, Experimentação, Letramentos, Educação audiovisual

Resumo

O presente estudo aborda a produção de imagens em movimento e a importância das práticas de cinema-educação no ensino básico, sob a perspectiva dos letramentos e de uma educação voltada para a sensibilidade. Desse modo, o artigo busca problematizar e propor reflexões sobre como essas abordagens podem impactar o ensino na educação básica. Como questão central, investiga-se: “De que modo a produção de imagens em movimento pode ser utilizada como meio de estimulação da sensibilidade e promoção da autonomia dos estudantes?”. A partir desse questionamento, problematiza-se a necessidade de reformulação das práticas pedagógicas diante dos desafios impostos pela cultura digital, buscando estabelecer relações entre a produção e a utilização das imagens no âmbito escolar, a partir da metodologia adotada pela Escola Semente Educação Audiovisual, voltada para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Andrei Galkowski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Artes Visuais pela UNIVILLE. Atualmente, é professor de Arte efetivo na Rede Municipal de Educação de Biguaçu, SC. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2772389623301850.Orcid:https://orcid.org/0000-0001-9862-6607. E-mail: andreiprofessordearte@gmail.com

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, com período de doutorado sanduíche na Université de Montréal, Canada. Mestra em Educação pela UNIVALI (2019), licenciada em Artes Visuais pela UNIASSELVI (2015) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIVALI (2007). É professora de Arte efetiva na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú - SC. Suas pesquisas abrangem os temas do ensino das artes visuais, leitura de imagens, cultura visual, mediação cultural e educação estética.

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Publicado

01-06-2025

Como Citar

GALKOWSKI, Andrei; FRANCEZ, Letícia. Imagens, o mundo e a escola: práticas de cinema-educação em foco. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6963. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26963. Acesso em: 21 jun. 2025.