Imagens, o mundo e a escola: práticas de cinema-educação em foco
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6963Mots-clés :
Imagens, Educação sensível, Experimentação, Letramentos, Educação audiovisualRésumé
O presente estudo aborda a produção de imagens em movimento e a importância das práticas de cinema-educação no ensino básico, sob a perspectiva dos letramentos e de uma educação voltada para a sensibilidade. Desse modo, o artigo busca problematizar e propor reflexões sobre como essas abordagens podem impactar o ensino na educação básica. Como questão central, investiga-se: “De que modo a produção de imagens em movimento pode ser utilizada como meio de estimulação da sensibilidade e promoção da autonomia dos estudantes?”. A partir desse questionamento, problematiza-se a necessidade de reformulação das práticas pedagógicas diante dos desafios impostos pela cultura digital, buscando estabelecer relações entre a produção e a utilização das imagens no âmbito escolar, a partir da metodologia adotada pela Escola Semente Educação Audiovisual, voltada para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Téléchargements
Références
BARBOSA, A. M.B.. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARQUETE, F, L. Entre palavras, imagens e sons: educação audiovisual, alfabetização e letramento.João Pessoa: Edições Florescer, 2022.
BRANDÃO, M.A.D.O. Cultura Visual e a formação do olhar: desafios conceituais e didáticos para o currículo escolar. 2015, 187f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Católica de São Paulo, SP.
BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 121, p. 1, 27 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm. Acesso em: 21 maio 2025.
CAMAS, N. P. V.; GALKOWSKI, A. R. As potencialidades do letramento visual na prática pedagógica de Arte na educação básica. In: FOFONCA, E; CAMAS, N.P.V. (Orgs.). Dos letramentos aos multiletramentos: Percursos históricos e práticas escolares na cultura digital. 1ed.Rio de Janeiro: BG Business Graphics Editora, 2021, v. 1, p. 152-162
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides; OLIVEIRA, Maria das Graças; BOITO, Crisliane (org.). Infância, arte e produção cultural. Estância Velha: Z Multi Editora, 2021. p. 121-143. ISBN 978-65-87449-38-8
FOFONCA, E. Entre as práticas de (multi)letramento e os processos de aprendizagem ubíqua da cultura digital: as percepções estéticas de educadores das linguagens. 2025, 190f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura)- Programa de Pós-Graduação Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
FRESQUET, A (org.). Filmes brasileiros na escola?Rio de Janeiro: Multifoco, 2022FRESQUET, A; PAES, B. T. A escola e o cinema: algumas reflexões e apreensões frente à Lei 13.006/14. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 163–172, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24585. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24585. Acesso em: 21 maio 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2001. P.15-64.
LOPES, R. R. O. Cineduc: relações fenomenológicas entre corpo, cinema e educação' Doutorado em Educação Instituição De Ensino: Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Natal Biblioteca Depositária: Biblioteca Setorial Moacyr De Góes - Ce – Ufrn, 2020
MIGLIORIN, C. (org). Cadernos do inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói: EDG, 2016. 80 p
MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de Brincar. 1. ed. Belo Horizonte: Relicário, 2019.
MIGLIORIN, C. (org). Modos de fazer e experimentar cinema/educação, 1. Ed. Rio de Janeiro: Aspide Editora, 2022
RAMOS, Ana Bárbara; BARQUETE, Felipe Leal. Educação audiovisual na infância: percursos criativo-pedagógicos entre escola e comunidade. In:
ROJO, R; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019
SEMENTE – Escola de Educação Audiovisual. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2025.
SILVINIO,F.F. Letramento Visual. IN: SEMINÁRIOS TEÓRICOS INTERDISCIPLINARES DO SEMIOTEC. I. Nov. 2012. Anais 2012. Disponível em: http:/www.periodicos.letras.ufmg.br/infex.php/stis/article/view/2116. Acesso em: 03 set. 2024
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Andrei Galkowski, Letícia Francez 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

