Imagens midiáticas no ensino da arte: reflexões a partir das diretrizes curriculares do Brasil e do Quebec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6961

Palavras-chave:

Ensino da arte, Apreciação de imagens, Imagem midiática, Programas curriculares

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o potencial das imagens midiáticas no ensino da arte, em especial a imagem publicitária, a partir das diretrizes curriculares do Brasil e do Quebec, refletindo sobre as contribuições e limitações encontradas nesses documentos. Primeiramente, o texto discorre sobre a importância de incentivar um olhar sensível e crítico diante das imagens midiáticas que circulam no cotidiano dos estudantes. Em seguida, são verificados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), documento oficial vigente que norteia a educação brasileira, e o Programa de formação da escola quebequense (PFEQ) (Québec, 2007), tendo em vista a relevância atribuída às imagens midiáticas no processo de ensino das artes visuais. Compreende-se que é fundamental que o ensino da arte incorpore práticas didáticas e pedagógicas de apreciação que favoreçam a percepção, a reflexão crítica e criativa dos estudantes, permitindo que eles se apropriem das imagens midiáticas e as compreendam como agentes de produção de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, com período de doutorado sanduíche na Université de Montréal, Canada. Mestra em Educação pela UNIVALI (2019), licenciada em Artes Visuais pela UNIASSELVI (2015) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIVALI (2007). É professora de Arte efetiva na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú - SC. Suas pesquisas abrangem os temas do ensino das artes visuais, leitura de imagens, cultura visual, mediação cultural e educação estética.

Referências

BARBOSA, A. M. T. B. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Commission d'enquête sur l'enseignement des arts au Québec; Deslauriers, Jean; Rioux, Marcel. (1969). Rapport de la Commission d'enquête sur l'enseignement des arts au Québec: vol 1. Éditeur officiel du Québec.

COUTURE, F.; LEMERISE, S. Le Rapport Rioux et les pratiques innovatrices en arts plastiques. In: Hommage à Marcel Rioux: Sociologie critique, création artistique et société contemporaine. Montréal: Les Éditions Albert Saint-Martin, 1992.

DUARTE JÚNIOR, J.-F. Por que arte-educação? 22. ed. Campinas: Papirus, 2012.

EFLAND, A. D. Change in the Conceptions of Art Teaching. In: NEPERUD, R. W. Context, content, and community in art education: beyond postmodernism. New York: Teachers College, Columbia University, 1995.

FAUCHER, C. La culture vue par des enseignants en arts : influences sur la prise en compte de pratiques culturelles juvéniles en classe d’arts. In: SAVOIE, A. ÉMOND, A.-M.; GAGNÉ, M.; NADON, C. (Org.). Actes du Colloque sur la recherche en enseignement des arts visuels, Université de Sherbrooke 2018. Montréal : CRÉA Éditions, 2020.

FRANCEZ, L.; SANT’ANNA, M. R. Imagens do cotidiano e formação sensível. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, [S. l.], v. 12, n. 01, 2023. DOI: 10.9771/re.v12i01.43491. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/43491. Acesso em: 16 maio. 2025.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

GONÇALVES, J. P. O livro didático de arte do ensino médio do estado do paraná: presenças femininas. 2023. 138 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Design e Moda, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2023.

GOSSELIN, P. Un modèle de la dynamique du cours optimal d’arts plastiques au secondaire. Montréal: Les publications de la Faculté des sciences de l’éducation, Université de Montréal, 1993.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LALONDE, M; CASTRO, J. C.; PARISER, D. Exposition de mes collections: pratiques photographiques adolescentes en réseaux sociaux mobiles. In: RICHARD, M.; LACELLE, N. (Org.). Croiser littératie, art et culture des jeunes : impacts sur l'enseignement des arts et des langues. Québec: Presses de l'Université du Québec, 2020.

LEMONCHOIS, M. Éducation et culture au Québec : vers une démocratie culturelle ? L’Observatoire, Grenoble, n. 31, 2007.

OECD. PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. Paris: OECD Publishing, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1787/53f23881-en. Acesso em: 11 mai. 2025.

PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

ROSSI, M. H. W. Imagens que falam: leitura de arte na escola. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

VALYAEVA, A. AI Has Already Created As Many Images As Photographers Have Taken in 150 Years: Statistics for 2023. EveryPixel Journal, 15 ago. 2023. Disponível em: <https://journal.everypixel.com/ai-image-statistics>. Acesso em: 08 fev. 2024.

QUÉBEC, Gouvernement du. Chapitre 8: domaine des arts — Arts plastiques. In: QUÉBEC, Gouvernement du. Programme de formation de l’école québécoise: Enseignement secondaire, deuxième cycle. Québec: Ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport, 2007.

RICHARD, M. L’enseignement des arts et les dispositifs multimodaux dans les pratiques culturelles des jeunes. In: LEBRUN, M.; LACELLE, N.; BOUTIN, J.-F. (Org.). La littératie médiatique multimodale : de nouvelles approches en lecture-écriture à l’école et hors de l’école. Québec: Presses de l'Université du Québec, 2012.

RICHARD, M.; LACELLE, N. Enrichir l'enseignement par les croisements entre art, littératie et culture des jeunes In: RICHARD, M.; LACELLE, N. (Org.). Croiser littératie, art et culture des jeunes : impacts sur l'enseignement des arts et des langues. Québec: Presses de l'Université du Québec, 2020.

SANT’ANNA, M. R. et al. Olhar, sentir e fazer: coleção paradidática dedicada ao ensino fundamental. Florianópolis: UDESC, 2022.

Publicado

01-06-2025

Como Citar

FRANCEZ, Letícia. Imagens midiáticas no ensino da arte: reflexões a partir das diretrizes curriculares do Brasil e do Quebec. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6961. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26961. Acesso em: 21 jun. 2025.