O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o Design de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6919Palavras-chave:
Criatividade, Sinestesia, EducaçãoResumo
O presente artigo é derivada de uma pesquisa de mestrado ainda em curso, e apresenta um estudo sobre como a sinestesia pode ser inserida no ensino de criatividade para designers de moda em formação, a fim de contribuir para suas referências pessoais e desenvolver produtos autorais. Buscou-se compreender os conceitos de criatividade, suas características na contemporaneidade e como pode ser ensinada, por meio de uma revisão inicial, seguindo a metodologia Teoria do Enfoque Meta-Analítico (TEMAC), visando compreender o panorama dos estudos nesse campo, e, por meio de uma revisão narrativa que permitiu consolidar o estudo sobre métodos de ensino no campo da criatividade. Com base nesse mapeamento inicial, foi proposta uma ferramenta de ensino que utiliza a sinestesia para estimular a criatividade e que foi aplicada em uma disciplina optativa sobre o processo criativo sinestésico para design de moda. A análise dos dados coletados a partir das avaliações realizadas no âmbito dessa disciplina teve como principal resultado a criação de uma coleção de moda com processo criativo sinestésico e permitiu concluir que a inserção da sinestesia no processo criativo pode promover inspiração genuína e o desenvolvimento da individualidade dos designers, em um contexto marcado pela cópia e falta de incentivo a criação.
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