O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o Design de Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6919

Palavras-chave:

Criatividade, Sinestesia, Educação

Resumo

O presente artigo é derivada de uma pesquisa de mestrado ainda em curso, e apresenta um estudo sobre como a sinestesia pode ser inserida no ensino de criatividade para designers de moda em formação, a fim de contribuir para suas referências pessoais e desenvolver produtos autorais. Buscou-se compreender os conceitos de criatividade, suas características na contemporaneidade e como pode ser ensinada, por meio de uma revisão inicial, seguindo a metodologia Teoria do Enfoque Meta-Analítico (TEMAC), visando compreender o panorama dos estudos nesse campo, e, por meio de uma revisão narrativa que permitiu consolidar o estudo sobre métodos de ensino no campo da criatividade. Com base nesse mapeamento inicial, foi proposta uma ferramenta de ensino que utiliza a sinestesia para estimular a criatividade e que foi aplicada em uma disciplina optativa sobre o processo criativo sinestésico para design de moda. A análise dos dados coletados a partir das avaliações realizadas no âmbito dessa disciplina teve como principal resultado a criação de uma coleção de moda com processo criativo sinestésico e permitiu concluir que a inserção da sinestesia no processo criativo pode promover inspiração genuína e o desenvolvimento da individualidade dos designers, em um contexto marcado pela cópia e falta de incentivo a criação.

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Biografia do Autor

Marília Possidone, Universidade de Brasília

Professora voluntária no departamento de design da UNB. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design pela Universidade de Brasília (UNB) desde 2023.Especializada em Docência de Ensino Superior pela Universidade Salgado de Oliveira de Goiânia desde 2022. Graduada em Design de Moda pela Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) em 2022. Participante do Grupo de Pesquisa e Inovação em Tecnologias do Vestuário desde 2020 até atualmente. Foi Aluna Especial em Tópicos Especiais sobre Moda e Indumentária do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás em 2019. Foi monitora do laboratório de Costura do curso de Design de Moda na UFG em 2020 e 2021. Participou do Projeto de Extensão 3 UFG FASHION BUSINESS em 2021 e 2022. Partcipou do Projeto de Extensão Tecelagem Doméstica Tradicional: Minas Gerais e Goiás em 2019. Foi Acessora de Projetos na Empresa Júnior do curso de Design de Moda da UFG, Sensório, de 2019 à 2021. Possui os seguintes interesses em pesquisa: ilustração de moda, com foco em diversidade, tecnologias do vestuário, e metodologias de ensino na moda.

Breno Tenório Ramalho de Abreu, Universidade de Brasília

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2010), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Design pela Universidade de Brasília (2015) e doutorado em Arte pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professor no curso de graduação e pós-graduação em Design da UnB, atuando na linha de pesquisa Design, Cultura e Materialidade com o projeto Design de Moda, Práticas Sustentáveis e Biomateriais. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design de Produto e Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: estamparia, desenho, moda, sustentabilidade e biodesign. É editor chefe da Revista Design, Tecnologia e Sociedade, coordenador adjunto do PPG Design - UnB e coordenador do LabModa UnB. 

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

POSSIDONE, Marília; ABREU, Breno Tenório Ramalho de. O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o Design de Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6919. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26919. Acesso em: 26 jun. 2025.