Engajamento estético: caminhos para a Autoidentidade do Professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6868

Palavras-chave:

Envolvimento estético, Autoidentidade, Experiência, Holística

Resumo

Este artigo chama a atenção para as ligações entre o enlace estético e a autoidentidade dos professores, antes e durante o exercício da profissão. Em geral, meus alunos têm pouca ou nenhuma formação em arte ou educação artística. Os cursos, tanto de pós-graduação quanto de graduação, são eletivos. O artigo divide-se em duas partes. A primeira parte começa com uma visão geral de termos e conceitos associados à estética e enfatiza mais a ideia de «enlace» (engagement) do que a de «experiência». Além disso, defende a inclusão de aulas de enlace estético em toda a educação escolar pública para formação e participação naquilo que Maxine Greene denominou como o «despertar alargado». Esta forma de ser implica uma compreensão do papel da imaginação, da empatia, do discernimento dos valores na educação, bem como do dever moral dos professores. Na segunda parte, apresentam-se duas estratégias para incentivar este forte compromisso com obras de arte, através da escrita evocativa, com ênfase no «mostrar» / «dar a ver» versus «contar» / «narrar». A escrita tem um objetivo pedagógico: auxiliar na partilha de experiências entre participantes de modo que o professor possa orientar os alunos para outros encontros estéticos. Mas os professores devem também envolver-se na escrita das suas próprias reações evocativas às obras de arte a fim de obter uma compreensão possível da paleta de respostas estéticas e, deste modo, alcançar também a credibilidade no seu ensino do enlace estético. Por isso, os exemplos, servem como orientações para alunos e professores. O artigo encerra com um exemplo de «poesia encontrada» sobre uma obra de arte específica, seguido do poema do autor, dedicado à mesma obra de arte.

Downloads

Biografia do Autor

Boyd White, McGill University

Professor Associado, Faculdade de Educação, Universidade McGill. Doutorado em Educação Artística pela Universidade Concordia. Sua pesquisa atual investiga o desenvolvimento da identidade de professores em formação (pre-service teachers) e o potencial do envolvimento com as artes para contribuir com o desenvolvimento identitário. Sua pesquisa em andamento aborda a natureza dos encontros estéticos e suas contribuições para a aprendizagem.

 

Referências

BERLEANT, Arnold. What is aesthetic engagement? Contemporary Aesthetics (Journal Archive), v.11, n. 1. 2013.

BAUMGARTEN, A. Aesthetica. G. Olms. 1961/1750.

BUCK-MORSS, S. Aesthetics and anaesthetics: Walter Benjamin's artwork essay reconsidered. October, n. 62, p.3-41.1992.

BURNHAM, R; KAI-KEE, E. Teaching in the art museum: Interpretation as experience. The J. Paul Getty Museum, 2011.

DEWEY, J. Art as experience. Capricorn Books. 1934.

D’OLIMPIO, L. The necessity of aesthetic education: The place of the arts on the curriculum. Bloomsbury Publishing, 2024.

DUNCUM, Paul. A case for an art education of everyday aesthetic experiences. Studies in Art Education, n. 40, v. 4, p. 295-311. 1999.

EATON, M. M. Aesthetics and the good life. Farleigh Dickinson University Press, 1989.

ELKINS, J. Pictures and tears. Routledge. 2004.

ELKINS, J. What happened to art criticism?. Prickly Paradigm Press. 2003.

FRÓIS, J. & WHITE, B. Words for artworks: The aesthetics of meaning making. The International Journal of Art & Design Education, 32, 1, p.109-125. 2013.

GREENE, M. Wide-awakeness and the moral life. In: SADOVNIK, A.R.; COOKSON, P. W.; SEMEL, S. F. COUGHLAN, R.W.(Org.). Exploring Education: An Introduction to the Foundations of Education. 5. ed. New York: Routledge, p. 219-224. 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315408545. Access: https://dshutkin253.education/wp-content/uploads/2018/08/greene2018morallife.pdf

GREENE, M. Flunking retirement: A chat with Maxine Greene. Teachers College. 2001. Retrieved from: https://www.tc.columbia.edu/articles/2001/january/flunking-retirement-a-chat-with-maxine-greene/

GREENE, M. Releasing the imagination: Essays on education, the arts, and social change. Jossey-Bass Publishers. 1995.

GREENE, M. How do we think about our craft? Teachers College Record, n.86, v.1, p.55-67. 1984.

GREENE, M. Toward wide-awakeness: An argument for the arts and humanities in education. Teachers College Record, n.79. v.1: p.119-125. 1977.

HICKMAN, R. Empathy and art education. In: WHITE, B.; COSTANTINO, T. (Eds.). Empathy and education. New York: Peter Lang. pp. 235-246. 2013. DOI:10.3726/978-1-4539-1041-2.

HUSSERL, E. Phenomenological psychology: lectures, summer semester, 1925. Martinus Nijhoff. 1977.

KUPFUR, J. Experience as art: Aesthetics in everyday life. SUNY Press. 1983.

LEDDY, Thomas. The extraordinary in the ordinary: the aesthetics of everyday life. Broadview Press, 2012.

LIGHT, A.; SMITH, J. M. The aesthetics of everyday life. Columbia University Press, 2005.

MANDOKI, K. Everyday aesthetics: Prosaics, the play of culture and social identities. Routledge, 2007. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315581286.

MANN, R. On contempt: I want to be liked. Poetry, n. 225, v.2, p.165-167. 2024.

PALMER, P. The courage to teach (20th ed.). Jossey-Bass. 2020.

REDDY, S. From: “Like a very strange likeness and pink”. Poetry, n. 224, v. 5, p. 465-470. 2024.

SAITO, Y. Everyday aesthetics. Oxford University Press. 2007.

SHUSTERMAN, R. Aesthetic experience: From analysis to Eros. In: SHUSTERMAN, R.; TOMLIN, A. (Org). Aesthetic experience. 1. ed. New York: Routledge. p. 79 – 97. 2007. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203939109.

SHUSTERMAN, R. The complexities of aesthetic experience. The Journal of Aesthetic Education, n.38, v.4, p.109-112. 2004.

WHITE, B. & LEMIEUX, A. Mapping holistic learning: An introductory guide to aesthetigrams. Peter Lang. 2017.

WHITE, B. Ekphrasis and qualitative research: Complicity and complication. In Lynn Butler-Kisber, John J. Guiney Yallop, Mary Stewart, Sean Wiebe (Eds). Poetic inquiries of reflection and renewal. pp. 55-68. Macintyre Purcell. 2017.

WHITE, B., SAMESHIMA, P., & SINNER, A. Making identity: Perspectives on personal inquiry in teacher education. In S. Schonmann (Ed.), The wisdom of the many: Key issues in arts education, International Yearbook for Research in arts education (May, Volume 3, pp. 395-399). Waxmann. 2015.

WHITE, B. & LEMIEUX, A. Reflecting selves: Pre-service teacher identity development explored through material culture. LearningLandscapes, 9, 1 (autumn), 267-283. 2015.

WHITE, B. Student generated art criticism. Canadian Review of Art Education: Research and Issues (CRAE). 41, 1, 32 – 55. 2014.

WHITE, B.. Private perceptions, public reflections: Aesthetic encounters as vehicles for shared meaning making. International Journal of Education & the Arts, 12(LAI 2). Retrieved from: http://www.ijea.org/v12lai2/. 2011.

WHITE, B. Embodied aesthetics, evocative art criticism: Aesthetics-based research. Studies in Art Education. Winter issue, 52, 2, 142-154. 2011b

White, B. & Tompkins, S. Doing aesthetics to facilitate meaning-making. Arts & Learning Research Journal, 21 (1), 1-36. 2005.

WOOLF, V. Moments of being. Harcourt Brace Jovanovich. 1976.

Publicado

01-06-2025

Como Citar

WHITE, Boyd. Engajamento estético: caminhos para a Autoidentidade do Professor. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6868. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26868. Acesso em: 28 jun. 2025.