Quando o museu acolhe: percepções da equipe de mediação museal sobre uma experiência escolar no museu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e7017

Palavras-chave:

Educação museal, Mediação cultural, Visitas escolares, Ética do cuidado

Resumo

Este artigo examina a experiência da equipe de mediação museológica em um projeto de escola no museu realizado com a escola alternativa Le Vitrail em Montreal (2022-2023). Baseando-se no conceito de cuidado de Joan Tronto, analisa as relações entre mediadores museológicos, professores e alunos. O estudo destaca o desenvolvimento de conexões significativas, o aumento da motivação acadêmica e a apropriação progressiva dos espaços museológicos pelos alunos. Também ressalta as tensões inerentes ao processo de cuidado, particularmente devido às necessidades conflitantes entre os envolvidos, às limitações de recursos e aos desafios logísticos. Ao repensar o museu como um espaço relacional, este artigo enfatiza a importância do envolvimento a longo prazo com os museus para promover práticas inclusivas adaptadas às necessidades do público escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie-Pier Brunelle, Université du Québec à Montréal

Annie-Pier Brunelle possui um mestrado em comunicação pública e é atualmente estudante de mestrado em museologia na Université de Montréal. Ela também é membro estudantil do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Museus (GREM).

Anik Meunier, Université du Québec à Montréal

Anik Meunier é professora titular na Université du Québec à Montréal, com especialização em educação e museologia. Ela lidera o Grupo de Pesquisa sobre Educação e Museus (GREM). Seu trabalho se concentra especialmente em questões relacionadas à educação museal. Também é fundadora e diretora da coleção “Culture et publics” das Presses de l’Université du Québec.

Mylène Landry, Université du Québec à Montréal

Mylène Landry possui mestrado em museologia e é assistente de programação para o público jovem no Centre Canadien d’Architecture. Ela é membro associada do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Museus (GREM).

Referências

ANDERSON, David ; STORKSDIECK, Martin ; SPOCK, Michael. The long-term impacts of museum experiences. In: FALK, John H.; DIERKING, Lynn D.; FOUTZ, Susan (ed.). In principle, in practice–New perspectives on museums as learning institutions. 2007. p. 197-215.

BONDIL, Nathalie ; MEUNIER, Anik. Le caring museum face au défi de l’empathie démocratique. In: EIDELMAN, Jacqueline ; MEUNIER, Anik ; BLANC, Mathias (ed.). Voir autrement : Nouvelles études sur les visiteurs des musées. Paris : La Documentation française, 2023. p. 425-443.

CATTERALL, James S. The Arts and Achievement in At-Risk Youth: Findings from Four Longitudinal Studies. Washington D.C : National Endowment for the Arts, 2012. 27 p.

CRARY, Jonathan. Suspensions of perception : Attention, spectacle, and modern culture. Cambridge : The MIT Press, 1999. 410 p.

EIDELMAN, Jacqueline. Inventer des musées pour demain : Rapport de la Mission Musées XXIe siècle. Paris : La Documentation française, 2017. 251 p.

ESPACE POUR LA VIE. À propos du Planétarium. Disponible à : https://espacepourlavie.ca/propos-du-planetarium. Consulté : 20 mai 2025.

FONDATION PHI. À propos. Disponible à : https://phi.ca/fr/fondation/a-propos. Consulté : 20 mai 2025.

GILLIGAN, Carol. In a different voice : Psychological theory and women’s development. Cambridge : Havard University Press, 1982. 184 p.

HONORÉ, Carl. In praise of slow: How a worldwide movement is challenging the cult of speed. Vintage Canada. 2009.

LE VITRAIL. École Le Vitrail | École primaire et secondaire à Montréal. Disponible à : https://le-vitrail.cssdm.gouv.qc.ca. Consulté : 20 mai 2025.

MUSÉE D’ART CONTEMPORAIN DE MONTRÉAL. À propos. Disponible à : https://macm.org/collections/a-propos. Consulté : 20 mai 2025.

MEUNIER, Anik et BÉDARD DANEAU, Frédérique. Le Musée à l’école. Rapport Musée des beaux-arts de Montréal, Les cahiers du Groupe de recherche sur l’éducation et les musées (GREM) de l’Université du Québec à Montréal, 2019, 26 p.

MEUNIER, Anik ; BÉDARD DANEAU, Frédérique. Enseigner et apprendre dans un musée : une démarche de développement professionnel. In: ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson ; TREMBLAY-WRAGG, Émilie (ed.). Des pratiques inspirantes au coeur de la formation à l’enseignement. Québec : Presses de l’Université du Québec, 2022. p. 289-310.

MEUNIER, Anik ; LUCKERHOFF, Jason ; POIRIER, Estelle. Considérer les besoins des plus démunis : le nouveau socle de la médiation ? Culture & musées, no. 26, p. 141-155, 1 Dec. 2015. Disponible à : https://doi.org/10.4000/culturemusees.371. Consulté : 20 mai 2025.

MUSÉE DES MÉTIERS D’ARTS DU QUÉBEC. À propos. Disponible à : https://www.mumaq.com/a-propos. Consulté : 20 mai 2025.

MUSÉE DE LA SANTÉ ARMAND-FRAPPIER. À propos. Disponible à : https://museefrappier.org/a-propos. Consulté : 20 mai 2025.

TRONTO, Joan C. Moral boundaries : A political argument for an ethic of care. New York: Routledge, 1993. 242 p.

WALLIS, Nicola; NOBLE, Kate. The slow museum: the affordances of a university art museum as a nurturing and caring space for young children and their families. Museum Management and Curatorship, p. 1-22, 16 Oct. 2023. Disponible à : https://doi.org/10.1080/09647775.2023.2269145. Consulté : 20 mai 2025.

Publicado

01-06-2025

Como Citar

BRUNELLE, Annie-Pier; MEUNIER, Anik; LANDRY, Mylène. Quando o museu acolhe: percepções da equipe de mediação museal sobre uma experiência escolar no museu. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e7017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27017. Acesso em: 21 jun. 2025.