Fiar a fuga, desfiar o silêncio: imagens como dispositivos de resistência e criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6970

Palavras-chave:

educação, imagens, cibercultura, criação, movimentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as imagens operam como dispositivos de criação de táticas de subversão, forjando outras formas de narrar e inspirar a docência na cibercultura.  Se educar é compor sentidos, também é um ato criador, uma ação que humaniza, que exige uma escuta sensível e aberta às alteridades. Por isso, como educadoras, reafirmamos a necessidade de uma docência que reconheça a potência dos afetos e das experiências, permitindo a invenção de outros modos de ser/estar no mundo. Diante disso, buscamos os movimentos da cibercultura e suas imagens circulantes. Nossa opção teórico-epistemológica foi pela Pesquisa com os Cotidianos e pelo método da cartografia online. Mapeamos imagens e alguns comentários na rede social Instagram da usuária @mayaraferrao. Como achado da pesquisa, vimos que esses movimentos não só expandem as dimensões estéticas das imagens, mas também as desdobram em outras, como dispositivos de resistência e criação, e que forjam outras formas de narrar e inspirar à docência na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rosemary dos Santos é graduada em Letras e Pedagogia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), tem Pós-Doutorado em Educação (Universidade Federal do Mato Grosso). É professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e do Programa de Pós-Graduação em Educação-Proped.

Thayra Fernandes Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Thayra Fernandes Pereira é Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado do Rio de
Janeiro - UERJ). Mestranda em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ). Bolsista
CAPES. 

Yasmin do Nascimento Viana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Yasmin do Nascimento Viana é graduada em Pedagogia (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) com bolsa FAPERJ

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Publicado

01-06-2025

Como Citar

DOS SANTOS, Rosemary; FERNANDES PEREIRA, Thayra; DO NASCIMENTO VIANA, Yasmin. Fiar a fuga, desfiar o silêncio: imagens como dispositivos de resistência e criação. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6970. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26970. Acesso em: 13 jun. 2025.