Nem tão quadrado nem tão redondo: rastros educativos e percepções sensíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6874

Palavras-chave:

desenho, geometria, escola nova, ensino em artes

Resumo

A ação de desenhar é um ato de pensar, cujo teor ultrapassa a racionalidade. Em torno dessa premissa o presente texto se desdobra, partindo de um documento histórico: o “Caderno de Geometria” da normalista Maria Altiva Costa, realizado no final da década de 1930, em Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Este estudo propõe explorar a condição matérica e indiciária deste documento, considerando-o lugar de apreciação e construção de um olhar sensível para o mundo. Por meio dele rastreamos vestígios da história de um colégio religioso voltado à formação de professoras, no contexto da Escola Nova, da segunda fase do movimento modernista no Brasil, e da correspondente ênfase no fazer, no praticar e no conviver. Como procedimento teórico-metodológico partimos do entrecruzamento do caderno com várias outras fontes numa perspectiva dialógica. Arremata-se o processo indiciário, propondo um olhar diverso para os antigos cadernos de um ensino tido como formal e conservador.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História (UFRGS, 2005), realizou pós-doutorado em História (Université de Strasbourg, 2011) e em Artes (UFRJ, 2017). Professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (desde 1998) e membro permanente do Bacharelado em Moda e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Maristela Abadia Fernandes Novaes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Storia Culture Civiltà pela Università di Bologna- UniBO, Itália (2018), com pós-doutoramento em Artes Visuais (UDESC, 2023). Professora adjunto no Bacharelado em Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais-FAV na Universidade Federal de Goiás-UFG (desde 2008). 

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Publicado

01-06-2025

Como Citar

SANT ANNA, Mara Rúbia; FERNANDES NOVAES, Maristela Abadia. Nem tão quadrado nem tão redondo: rastros educativos e percepções sensíveis. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–37, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6874. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26874. Acesso em: 13 jun. 2025.