Educação estética e redes sociais: despertando a atenção sensível em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6985

Palavras-chave:

educação estética, redes sociais, adolescentes, copresença conectada, diversão educacional

Resumo

Nas redes sociais, os adolescentes são expostos a uma grande quantidade de imagens e sons, continuamente. A hiperconectividade em que evoluem tem um impacto significativo nas formas de atenção aos conteúdos disponíveis e, por extensão, às obras veiculadas em plataformas conectadas. Nesse contexto, a apreciação estética, que exige tempo e atenção sensível, pode representar um desafio. Este artigo questiona essa questão apoiando uma estrutura teórica em torno das noções de atenção, copresença conectada, educação no olhar e atenção e diversão artística e pedagógica. Em seguida, ele propõe a análise de uma história de atividades de valorização que ocorreram no ensino de artes visuais e de mídia em escolas secundárias de Quebec. A partir dessa narrativa, o artigo identifica orientações pedagógicas que promovem a atenção diferenciada, a intersubjetividade e a processualidade da co/presença para educar para o olhar.

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Biografia do Autor

Marie-Pierre Labrie, Université du Québec à Montréal

Marie-Pierre Labrie atua como pedagoga e artista em contextos escolares e comunitários há mais de quinze anos. Lecionou didática das artes em diversas universidades québebecanas. Destacam-se suas colaborações com o Centre Turbine (2012-2020) e a organização Leave Out Violence (2005-2009). Sua prática profissional a conduziu ao desenvolvimento de uma abordagem pedagógica colaborativa, fundamentada na arte contemporânea, na intersecção entre tecnologias, corpo e materialidade.

Financiada pelo CRSH (Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas do Canadá) e pelo Ministério da Educação do Québec, sua pesquisa doutoral investiga a pedagogia da corporeidade (embodied pedagogy) e a copresença conectada, visando fomentar a criação digital por estudantes do ensino médio mediante o uso de mídias móveis e sociais. Integrante do Grupo de Pesquisa em Letramento Midiático Multimodal (LMM, UQAM) e do coletivo AmalGAME (Faculdade de Artes), Labrie aprofunda seus interesses acadêmicos na integração do digital e da multimodalidade no ensino das artes. Em parceria com o Projeto Someone e o Centre pour l’étude de l’apprentissage et la performance (Universidade Concordia), contribuiu para iniciativas que promovem a inclusão social por meio da educação artística.

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Publicado

01-06-2025

Como Citar

LABRIE, Marie-Pierre. Educação estética e redes sociais: despertando a atenção sensível em adolescentes. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6985. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26985. Acesso em: 13 jun. 2025.