Vol. 16 Núm. 1 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão

					Ver Vol. 16 Núm. 1 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão

Dossiê Contexto e especificidades da inclusão: a arte como fio condutor 

Organizadoras: Gerda Margit Schütz Foerste e Rodrigo Montandon Born 

Capa: Fotografia de Clarissa Santos (da intervenção  artística "Cipoada", de Lineu Guaraldo) e Arte gráfica por André Ricardo Souza.

Revista trimestral do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão. Volume 16, n.1 de 2020 - Janeiro/Março

Data publicação: 01 de Janeiro de 2020.

Publicado: 2020-01-01

Editorial

Artigos

  • Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir

    Ana Paula Caetano, Ana Luísa Paz, Ana Rocha, Clara Marques
    08-33
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020008
  • “No canto do mundo do capital”: sobre experiência, educação e arte

    Lislaine Sirsi Cansi
    34-56
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020034
  • Conversaciones hipervisuales, esbozos de una tecnología social para la educación de la cultura visual

    Juan Sebastián Ospina, Alice Fátima Martins
    57-81
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020057
  • Educação matemática: uma experiência da escola do campo

    Paulo Marcos Ferreira Andrade
    82-99
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020082
  • A matemática no PIBID Interdisciplinar: educação inclusiva

    Jurema Lindote Botelho Peixoto, Cristiane Andrade Fernandes, Wolney Gomes Almeida
    100-126
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020100
  • Contribuição de atividade experimental na mudança conceitual de alunos superdotados

    Felipe Rodrigues Martins, Cristina Maria Carvalho Delou, Fernanda Serpa Cardoso
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020127
  • O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista

    Garbareth Edianne Mattos, Rita Buzzi Rausch, Amanda Lang
    149-170
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020149
  • Entre corpos e interdições: discutindo sexualidades dos sujeitos com deficiência física e/ ou cognitiva

    Rodrigo Lemos Soares, Ariana Souza Cavalheiro
    171-192
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020171
  • Inserção e permanência de surdos no mundo do trabalho: estudo exploratório em empresas de um município do centro-oeste goiano

    Rosângela Lopes Borges, Jones Reis De almeida, Tainá de Sousa Siqueira, Marcos Fernandes Sobrinho
    193-215
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020193
  • Atendimento educacional especializado para microcefalia: uma reflexão para educação inclusiva

    Simone Regina Alves de Freitas Barros, Pedro Henrique de Barros Falcão
    216-234
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020216

Relatos de Experiência

Entrevista

  • Entrevista com Karol Cordeiro: uma história de amor e luta pela inclusão através da arte

    Revista Educação, Artes e Inclusão
    254-258
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020254

DOSSIÊ CONTEXTOS E ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO: A ARTE COMO FIO CONDUTOR

  • Editorial e Sumário - Dossiê Contexto e especificidades de inclusão: a arte como fio condutor

    Revista Educação, Artes e Inclusão
    259-267
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020259
  • Encontros intergeracionais mediados por imagens e memórias do bairro e da escola

    Maria Angélica Vago-Soares, Gerda Margit Schütz-Foerste
    268-294
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020268
  • O ensino de teatro para idosas na periferia de santa maria/rs

    Laís Jacques Marques
    295-306
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020295
  • Mulheres d’aqui/agora: um exercício de curadoria compartilhada com estudantes de Pedagogia

    Maria Emilia Sardelich
    307-329
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020307
  • Sentidos de ensino de música nas narrativas de docentes dos Anos Iniciais

    Isamar Marques Cândido Pales, Sandra Suely Oliveira Souza, Sandra Márcia Campos Pereira, Benedito Eugenio
    330-357
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020330
  • O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo

    Selma Machado Simão
    358-384
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020358
  • Diorama Sensorial Interdisciplinar: uma viagem com a expedição Beagle, de Charles Darwin

    Fernanda Maria Trentini Carneiro, Alessandra Daniele da Silva Boos, Vanessa Arlésia de Souza Ferretti
    385-407
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020385
  • A importância da arte na formação interdisciplinar proposta pela UFABC

    Marcelo Alecsander Chagas Leite, Mirian Pacheco Silva Albrecht
    408-429
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020408
  • Sobre a necessidade da arte: uma abordagem Junguiana

    Filipe Mattos de Salles
    430-447
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020430
  • Dizem as paredes: a escola pública como espaço de disputa e negociação de vozes e silêncios

    Marília Alves de Carvalho
    448-472
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020448