Atendimento educacional especializado para microcefalia: uma reflexão para educação inclusiva

Autores

  • Simone Regina Alves de Freitas Barros Hospital Universitário de Alagoas
  • Pedro Henrique de Barros Falcão Universidade Estadual de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020216

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Microcefalia, Intervenção Precoce,

Resumo

Em 2015 ocorreu estado de emergência sanitária nacional devido a um surto em Pernambuco de neonatos com microcefalia. O objetivo desse estudo foi analisar as ações acerca do processo de inclusão de crianças com microcefalia no ensino regular. Foram selecionados estudos disponíveis nas bases de dados da SciELO e Google Acadêmico, no idioma português. Localizados 203 estudos, desses 196 não responderam à questão norteadora o que resultou na seleção de sete estudos. Observou-se nos estudos que a inclusão escolar desses alunos perpassa por diversos problemas: inadequação do ambiente físico, falta de recursos pedagógicos, materiais escolares necessários e profissionais especializados.  Ainda constatou-se a necessidade dos municípios e estados definirem políticas educacionais que possam garantir desde a matrícula em creche e pré-escolas à oferta de Atendimento Educacional Especializado. E, por fim, observou-se que os estudos sobre a inclusão escolar dos alunos com microcefalia ainda se encontram com pouca representatividade, sendo necessário um maior fomento em pesquisas que deem visibilidade a esse público, mas, também, é imprescindível investimento na formação dos recursos humanos para contribuírem na construção de melhores resultados frente ao processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Simone Regina Alves de Freitas Barros, Hospital Universitário de Alagoas

ENFERMEIRA.  MESTRE EM SAÚDE COLETIVA E GESTÃO HOSPITALAR. ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA,  SAÚDE DA MULHER, ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIAR E MBA EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM ORGANIZAÇÕES.

Pedro Henrique de Barros Falcão, Universidade Estadual de Pernambuco

BIOLÓGO. DOUTOR EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

ALVES DE FREITAS BARROS, Simone Regina; HENRIQUE DE BARROS FALCÃO, Pedro. Atendimento educacional especializado para microcefalia: uma reflexão para educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 216–234, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020216. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15013. Acesso em: 22 nov. 2024.