Política Editorial

  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação ou a Arte, ou ao tema da Inclusão e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

 

A Revista Educação, Artes e Inclusão adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

a) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista.

b) Obedecer aos critérios de formatação do texto, Materiais Gráficos, Citações, Referências, como especificado nas Diretrizes para Autores.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;

b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;

c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;

d) Apresentar correção de linguagem;

e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou relatos com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos, relatos de experiência e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

ATENÇÃO: Neste periódico, nos casos de trabalhos que recebem um aceite e uma rejeição, adota-se a política de remeter as considerações dos primeiros avaliadores para os autores, de modo que estes possam realizar alterações e ajustes antes que o trabalho siga para avaliação de desempate por um terceiro avaliador.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido) pela Equipe Editorial.

 

Tempo médio para avaliação

O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 2 a 3 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado. 

  • Prazo de avaliação inicial pela Equipe Editorial: 15 dias.
  • Prazo de revisão inicial pelos autores (caso necessário): 10 dias. 
  • Prazo de avaliação dos pareceristas: 15 dias. 
  • Prazo para correções finais pelos autores (caso necessário): 10 dias. 

De antemão, ressaltamos que os prazos para publicação podem ser drasticamente alterados, considerando todas as etapas do processo avaliativo e o grande fluxo de recebimento de artigos em nosso periódico.

 

Artigos apresentados em eventos científicos e dissertações/teses

A Revista Educação, Artes e Inclusão não aceita artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos. Para artigos originados de dissertações ou teses o autor deverá informar tal condição/situação no momento da submissão no campo “Comentários ao editor” e, caso o texto seja aprovado, deverá constar em nota de rodapé esta informação.

 

  • PERIODICIDADE

A Revista Educação, Artes e Inclusão adotou a modalidade de publicação contínua a partir do volume 17 (2021). Por ano são publicados dois fascículos: um na modalidade contínua e outro dedicado à um dossiê temático.

Edição em fluxo contínuo:  opera por meio de fluxo contínuo de submissões (recebimento de artigos a todo momento) e publicação dos artigos logo após sua editoração. A edição é aberta no início do ano e só é fechada após a publicação do último artigo, ao final do ano. Para compreender maiores detalhes sobre a publicação contínua, recomendamos a leitura deste editorial

Dossiê temático: publicação anual, que pode ser organizada por proponentes externas/os ou convidadas/os pela revista para realizarem avaliação e organização de textos relativos à temas mais específicos, dentro do escopo da revista.

 

  • DADOS ABERTOS

Orientamos que os dados da pesquisa, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, por isso recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no SciELO Data após a aprovação dos manuscritos, e que o  Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Caso os dados estejam hospedados em um repositório público, deve ser indicado no artigo, Nome do repositório, Número de identificação de dados, URL direto aos dados e DOI dos mesmos.

 

  • TAXAS (POLÍTICA DE ACESSO ABERTO)

A Revista Educação, Artes e Inclusão é um periódico com Política de Acesso Livre, licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina, portanto, NÃO HÁ COBRANÇAS DE TAXAS para leitura, submissão, avaliação ou publicação de artigos (NO CHARGES), seguindo o principio de incentivar a produção acadêmica de forma gratuita e fomentando o intercâmbio de conhecimento.

 

  • RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA AUTORAL

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão, do Grupo de Pesquisa Formação, Arte e Processos Políticos Contemporâneos ou do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

 

  • VERIFICAÇÃO DE ORIGINALIDADE (DETECÇÃO DE PLÁGIO)

A revista Educação, Artes e Inclusão é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam. A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.