Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os dados de autoria foram devidamente preenchidos em conformidade com o disposto nas Diretrizes para Autores, no item "AUTORIA"

Diretrizes para Autores

A Revista Educação, Artes e Inclusão recebe trabalhos ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autoras e autores brasileiras/os e estrangeiras/os, com mestrado e/ou doutorado, que tratam de temas no campo da Educação, Arte e Inclusão abordados num campo expandido, compreendendo o campo da inclusão para além da Educação Especial. Investigações resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas e discussões concretas. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. Esta decisão fica a cargo do Conselho Editorial. As principais temáticas da Revista são: a Educação, a Arte, a Inclusão e seus temas correlatos. A revista poderá organizar eventualmente um dossiê temático.

[ENGLISH AND SPANISH BELOW - INGLÉS Y ESPAÑOL ABAJO]

 

A revista Educação, Arte e Inclusão aceita:

1- Artigo: original e inédito, com contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (mínimo de 18 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas, notas e referências). Máximo de 3 (três) autoras ou autores por artigo. 

2- Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em propostas educacionais, com discussões relevantes para a área temática da revista (mínimo de 18 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas, notas e referências). Máximo de 3 (três) autoras ou autores por relato de experiência. 

3- Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e profissionais da área que possam contribuir para discussões relevantes sobre os temas vinculados (máximo de 10 páginas, incluindo dados dos autores, dados do entrevistado, local e data da entrevista). Máximo de 2 (dois) autoras ou autores por entrevista. 

Periodicidade

A Revista Educação, Artes e Inclusão é de periodicidade anual (a partir do ano de 2021), com dois fascículos por ano: uma edição em sistema de publicação contínua e outra edição dedicada à um dossiê temático. 

Avaliação

Os artigos são sempre avaliados por pares às cegas (blind peer review), respeitando-se a porcentagem de 75% dos pareceristas serem externos à instituição e/ou país da instituição. Quando há divergência entre os dois avaliadores (as) a equipe editorial submete o texto a um terceiro avaliador para desempate (Mais detalhes em: Processo de avaliação pelos pares)

 

AUTORIA:

1. Serão aceitos textos com NO MÁXIMO 3 (três) autoras e/ou autores, para os artigos e relatos de experiência, e 2 (dois) autoras e/ou autores, para as entrevistas. 

2. A identificação de autoria será feita no próprio sistema, no momento da submissão à qual terá acesso apenas o editor. NÃO DEVERÁ CONSTAR NO ARQUIVO DO TEXTO ENVIADO NENHUM TIPO DE IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA.

3. No ato do cadastro para colaboração como autor ou autora, fornecer TODAS as informações de forma completa, principalmente: nome completo, instituição (nome completo, sem abreviações), e-mail atualizado, ORCID iD e resumo atualizado da biografia acadêmica

ATENÇÃO: os nomes devem ser completos, sem abreviações, com a primeira letra de cada nome e sobrenome em maiúscula. Nos casos de co-autoria, todos os autores devem ser inscritos no ato da submissão do trabalho.

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO:

ATENÇÃO! Leia atentamente e siga minuciosamente a formatação requerida abaixo. Quanto mais adequado seu trabalho estiver à formatação exigida, mais rapidamente ele passará pelo processo inicial de revisão! Artigos que não se adequarem à formatação serão devolvidos e só seguirão para avaliação por pares após os ajustes necessários. 

Idiomas: serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol.

1. Layout: folha A4, 

2. Margens: esquerda e superior 3cm; direita e inferior 2cm, 

3. Fonte: Arial, 12 

4. Espaçamento: 1,5 linhas

5. Alinhamento: Justificado, 

6. Parágrafo – Recuo primeira linha: 1,25cm

7. Formato: DOC ou DOCX

8. Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

9. Os subtítulos devem estar em letra maiúscula (fonte 12) e numerados. 

10. As figuras devem ser numeradas; conter título (fonte 9, espaçamento simples) e fonte da imagem.

11. As referências devem ter o título em negrito e seguir demais normas da ABNT. 

 

A primeira página do artigo deve conter:

• Título em português, centralizado, primeira letra maiúscula e demais minúsculas, em negrito, tamanho 14. 

• Título em língua estrangeira (inglês ou espanhol), centralizado, primeira letra maiúscula e demais minúsculas, em negrito, tamanho 14.

• Resumo em português: mínimo 150 palavras - máximo 200 palavras, alinhamento justificado, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões, tamanho 11, espaçamento simples.

• Palavras-chave: de três a cinco palavras-chave, em português, separadas por ponto e vírgula, tamanho 11.

• Resumo em língua estrangeira (inglês ou espanhol): mínimo 150 palavras - máximo 200 palavras, alinhamento justificado, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões, tamanho 11, espaçamento simples.

• Palavras-chave, em língua estrangeira (inglês ou espanhol): de três a cinco palavras-chave, em língua estrangeira, separadas por ponto e vírgula, tamanho 11.

• Os títulos RESUMO/ABSTRACT/RESUMEN: devem estar alinhados à esquerda, escrito em letra maiúscula e em negrito.

• Os títulos Palavras-chave/Keywords/Palabras clave: devem estar alinhadas a esquerda, em negrito e apenas a primeira letra em maiúscula.

• Caso o autor queira produzir seu texto ou resumo em outro idioma, diferente dos já mencionados, pode acrescentar o resumo e palavras-chave em sua língua acrescidos ao português e inglês. 

 

ATENÇÃO! No preenchimento dos metadados da submissão, o título do trabalho também deve ser escrito em primeira letra maiúscula e demais minúsculas.

 

MATERIAIS GRÁFICOS:

O trabalho pode conter um máximo de 10 imagens.

Devem ser utilizados com fotografias nítidas, gráficos e/ou tabelas, que deverão ser devidamente legendados. 

ATENÇÃO! O sistema não aceita arquivos grandes (máximo de 3Mb). Se tiver problema na submissão, experimente reduzir o tamanho utilizando a compactação de imagens do Word.

Imagens: As imagens devem ser centralizadas na página, sem texto dos lados. 

Quadros: Eles deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.

Tabelas, quadros: O conteúdo deve ser colocado em fonte 9, espaçamento simples.

Legendas: Fonte 9, espaçamento simples, centralizadas, imediatamente abaixo do elemento que referencia.

 

CITAÇÕES:

Citações com mais de três linhas, deverão ser recuadas em 4 cm da margem esquerda, alinhamento justificado, espaço simples, fonte 11, sem itálico, sem aspas. As citações serão indicadas no corpo do texto por chamadas assim: (CHAUI, 2002, p. 57).

Citação com até três linhas: sem recuo, no próprio corpo do texto, entre aspas, seguida da indicação bibliográfica (CHAUI, 2002, p. 57).

Citações em outras línguas:

De fragmentos teóricos: o autor poderá fazer a tradução no próprio corpo do texto, seguida da referência bibliográfica e da observação “Tradução nossa”. Ex: (FESTINO, 2008, p. 12. Tradução nossa). Poderá também, caso queira, colocar o fragmento na língua original em rodapé, com a expressão: Cf.o trecho original: e inserir o texto entre aspas.

De fragmentos literários: o autor poderá fazer a tradução no próprio corpo do texto, seguida da referência bibliográfica e da observação “Tradução nossa”. Ex: (CONRAD, 1994, p. 22-24. Tradução nossa). O autor, obrigatoriamente, deverá colocar o fragmento na língua original em rodapé, com a expressão: Cf.o trecho original: e inserir o texto entre aspas.

Notas explicativas: Evitar notas de rodapé. Se necessárias, colocá-las ao final da página, fonte tamanho 10, espaçamento simples. Não utilizar notas de rodapé para referência bibliográfica, as referências devem ser apresentadas no próprio texto. Ex: (ANDRADE, 1980, p. 7).

 

REFERÊNCIAS:

Usar só a palavra “REFERÊNCIAS” (negrito, letra maiúscula e alinhada a esquerda). 

Devem ser apresentadas nas referências somente as obras que foram EFETIVAMENTE CITADAS no corpo do texto. Cada referência deve ser colocada em espaçamento simples. 

As referências devem ser colocadas em ordem alfabética ao final do texto, seguindo as normas da ABNT/NBR 6023.

 

POLÍTICA EDITORIAL

A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc, avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos pareceristas serem externos à instituição e/ou país da instituição.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação ou a Arte, ou ao tema da Inclusão e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

 

___________________________________________

ENGLISH - GUIDELINES FOR AUTHORS

The Education, Art and Inclusion journal receives ORIGINAL and UNPUBLISHEDworks for publication by Brazilian and foreign authors, with master's or doctorate degrees, dealing with themes in the field of education, art and inclusion covered in an expanded field, which includes the field of inclusion beyond special education. The journal receives investigations as a result of theoretical studies, research, reflections on practices and concrete discussions. Exceptionally, articles from brazilian or foreign authors previously published in books and periodicals, that have restricted circulation, in Brazil may be published (this decision is the responsibility of the Editorial Board). The main themes of the Journal are: Education, Art, Inclusion and its related themes. The journal may eventually organize a thematic dossier.

 

The Education, Art and Inclusion journal accepts:

1- Article: original and unpublished, with contribution of academic and /or technical-scientific nature, destined to publicize results of scientific research, of empirical, experimental or conceptual nature (minimum of 18 pages and maximum of 25 pages, including titles, abstracts , tables, images, maps, notes and references). Maximum of 3 (three) authors per article.

2- Experience report: description and analysis of experiences developed in educational proposals, with discussions relevant to the thematic area of the magazine (minimum of 18 pages and maximum of 25 pages, including titles, abstracts, tables, images, maps, notes and references). Maximum of 3 (three) authors per experience report.

3- Interviews: with researchers, theoreticians and professionals of the area who can contribute to relevant discussions on the topics related (maximum of 10 pages, including author's data, interviewee’s data, place and interview date). Maximum of 2 (two) authors per interview.

 

The periodicity of the Journal is anual (starting in 2021). So the system operates through continuous flow (receiving articles at all times).

The evaluation process of the articles is always conducted according to a double-blind peer review system, when there is divergence between the two reviewers, the editorial team submits the text to a third evaluator for a tie breaker. (More details in: Peer review process)

 

AUTHOR'S DATA:

1. Texts with NO MAXIMUM 3 (three) authors and / or authors will be accepted for articles and experience reports, and 2 (two) authors and / or authors for interviews.

2. The identification of authorship will be made in the system itself, at the time of submission to which only the editor will have access. NO TYPE OF AUTHORSHIP IDENTIFICATION SHOULD NOT BE CONTAINED IN THE TEXT FILE.

3. When registering for collaboration as an author, provide ALL the information in full, mainly: full name, institution (full name, without abbreviations), updated email, ORCID iD and updated summary of the academic biography.

 

ATTENTION: the names must be complete, without abbreviations, with the first letter of each name and last name in capital letters. In cases of co-authorship, all authors must be registered when submitting the work.

 

TEXT FORMAT:

ATTENTION! Read carefully and follow the formatting required below. The more appropriate your work is to the required formatting, the faster it will go through the initial review process! Articles that do not fit the formatting will be returned and will only go on to peer review after the necessary adjustments.

 

Languages: Portuguese, English or Spanish will be accepted.

1. Layout: A4 sheet,

2. Margins: left and superior 3 cm; Right and bottom 2 cm,

3. Font: Arial, 12

4. Spacing: 1.5 lines

5. Alignment: Justified,

6. Paragraph - First line indent: 1.25cm

7. Format: DOC or DOCX.

8. Text editor: Word for Windows 6.0 or later.

9. Subheadings must be in capital letters (font size 12) and numbered.

10. The images must be numbered; Contain title (font size 9, single spacing) and source of the image.

11. References should have the title in bold and follow other ABNT standards.

 

The first page of the article should contain:

• Title in Portuguese, centralized, first letter capitalized and the other lowercase and bold, size 14.

• Title in foreign language (English or Spanish), centralized, first letter capitalized and the other lowercase and bold, size 14.

• Portuguese abstract: minimum 150 words - maximum 200 words, justified alignment, containing field of study, objective, method, results and conclusions, font size 11.

• Keywords: three to five keywords, in Portuguese, separated by semicolons, font size 11.

• Abstract in foreign language (English or Spanish): minimum 150 words - maximum 200 words, justified alignment, containing field of study, objective, method, result and conclusions, font size 11.

• Keywords in foreign languages (English or Spanish): three to five keywords in a foreign language, separated by semicolons, font size 11.

• The title ABSTRACT / RESUMO / RESUMEN: must be aligned to the left, written in uppercase and bold.

• Keywords / Palavras-chave / Palabras clave: should be left-aligned, first letter capitalized, and bold.

• If the author wants to write his text or abstract in a language other than those already mentioned, he can add the abstract and keywords in his language plus Portuguese and English.

 

ATTENTION 2! When filling in the submission metadata, the title of the paper must also be written with the first letter capitalized and the other lowercase. 

 

GRAPHIC MATERIALS:

The work can contain a maximum of 10 images.

There should be used clear photographs (300 DPI), graphics and / or tables, which should be properly subtitled.

Note: The system does not support large files (maximum of 3Mb). If you have problems concerning the submission, try reducing the size using Microsoft Word's compression tool.

Images: Images should be centered on the page, without text on the sides. 

Boards: They should be accompanied by a header that allows understanding the meaning of the collected data, without reference to the text.

Tables, boards: The content should be placed in font size 9, single spacing.

Subtitles: Font size 9, single spaced, centralized, immediately below the reference element.

 

QUOTES

Quotes: with more than three lines, should be indented 4 cm from the left margin, justified alignment, single spacing, font size 11, without italic, without quotation marks. The quotes will be indicated in the body of the text by calls like this: (CHAUI, 2002, p.57). 

 

Quotes with up to three lines: no indentation, in the body of the text, between quotation marks, followed by bibliographical indication (CHAUI, 2002, p.57).

 

Quotes in other languages:

Of theoretical fragments: the author may write the translation in the own body of the text, followed of the bibliographical reference and the observation "Our Translation". Ex: (FESTINO, 2008, page 12. Our translation). You can also, if you want, put the fragment in the original language in the footer, with the expression: according to the original passage: and insert the text between quotation marks.

Of literary fragments: the author may write the translation in the own body of the text, followed by the bibliographical reference and the observation "Our translation". Ex: (Conrad, 1994, pp. 22-24). The author must, necessarily, place the fragment in the original language in the footer, with the expression: According to the original section: and insert the text in quotation marks.

Explanatory notes: avoid footnotes. If necessary, place them at the bottom of the page. Bibliographic references should be shown in the text itself. Ex: (ANDRADE, 1980, p.7).

 

REFERENCES:

For Bibliographical references: use only the word "REFERENCES" (bold, uppercase and left aligned). 

Only the works that were effectively quoted in the body of the text should be displayed in the references. When quoted in the body of the text, the titles of the works must be displayed in bold. Each reference should be placed in single spacing.

References should be displayed in alphabetical order at the end of the text, following NBR 6023.

 

EDITORIAL POLICY

The publication of articles is conditioned to the judgment of two members of the Editorial Board or ad hoc collaborators, double blind peer evaluation. The selection of articles for publication takes as its basic criteria its contribution to Education or Art, or to the theme of Inclusion and the editorial line of the Magazine, the originality of the theme or the treatment given to it, as well as the consistency and rigor of the theoretical-methodological approach. Any changes in structure or content, suggested by the reviewers or by the Editorial Committee, will only be incorporated by agreement of the authors.

The originals should be sent to the Editorial Committee through the electronic submission system at: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/login. In order to send it, it is necessary to register in the journal. Special attention to registration: in the full name field only the first letter of the first and last names are capitalized and without abbreviations. The title of the work must be written in uppercase. In cases of co-authorship, all authors must be registered at the time of submission of the manuscript.

 ______________________________________________________

 

ESPAÑOL - DIRECTRICES PARA AUTORES

 

La Revista Educación, Artes e Inclusión recibe trabajos ORIGINALES e INÉDITOS para publicación, de autores brasileños y extranjeros, con maestría o doctorado, que traten de temas en el campo de la Educación, Arte e Inclusión abordados en un campo amplio, comprendiendo el campo de la inclusión más allá de la Educación Especial. Investigaciones resultantes de estudios teóricos, investigaciones, reflexiones sobre prácticas y discusiones concretas. Excepcionalmente podrán ser publicados artículos de autores brasileños o extranjeros editados anteriormente en libros y periódicos que tengan circulación restringida en Brasil. Esta decisión queda a cargo del Consejo Editorial. Las principales temáticas de la Revista son: la Educación, el Arte, la Inclusión y sus temas relacionados. La revista podrá organizar eventualmente un expediente temático.

 

La revista Educación, Arte e Inclusión acepta:

1. Artículo: original e inédito, con contribución de carácter académico y / o técnico-científico destinada a divulgar resultados de investigación científica, de naturaleza empírica, experimental o conceptual (mínimo de 18 páginas y máximo de 25 páginas, incluyendo títulos, resúmenes, tablas, figuras, mapas, notas y referencias). Máximo de 3 (tres) autores por artículo.

2 - Relatos de experiencia: descripción y análisis de experiencias desarrolladas en propuestas educativas, con discusiones relevantes para el área temática de la revista (mínimo de 18 páginas y máximo de 25 páginas, incluyendo títulos, resúmenes, tablas, figuras, mapas, notas y referencias). Máximo de 3 (tres) autores por relato de experiencia.

 

3- Entrevistas: realizadas con investigadores, teóricos y profesionales del área que puedan contribuir a discusiones relevantes sobre los temas vinculados (máximo de 10 páginas, incluyendo datos de los autores, datos del entrevistado, local y fecha de la entrevista). Máximo de 2 (dos) autores por entrevista.

 

La periodicidad de la Revista es anual (a partir de 2021). Por lo tanto, el sistema opera a través de flujo continuo (recepción de artículos en todo momento). 

Los artículos son siempre evaluados por dos personas con la modalidad de doble ciego (blind peer review), respetando el porcentaje del 75% de los evaluadores externos a la institución y / o país de la institución. Cuando hay diferencia entre los dos evaluadores (as) el equipo editorial somete el texto a un tercer evaluador para desempate. (Más detalles en: Proceso de revisión por pares)

 

DATOS DE LOS AUTORES:

1. Se aceptarán trabajos con un máximo de 3 (tres) o autores para artículos e informes de experiencia, y 2 (dos) o autores para entrevistas.

2. La identificación de la autoría se realizará en el propio sistema, en el momento de la presentación a la que solo tendrá acceso el editor. NO SE DEBE CONTENER NINGÚN TIPO DE IDENTIFICACIÓN DE AUTORIDAD EN EL ARCHIVO DE TEXTO.

3. Al registrarse para la colaboración como autor, proporcione TODA la información completa, principalmente: nombre completo, institución (nombre completo, sin abreviaturas), correo electrónico actualizado, ORCID iD y resumen actualizado de la biografía académica.

ATENCIÓN: los nombres deben estar completos, sin abreviaturas, con la primera letra de cada nombre y apellido en mayúsculas. En casos de coautoría, todos los autores deben estar registrados al enviar el trabajo.

 

FORMATACIÓN DEL TEXTO:

ADVERTENCIA Lea atentamente y siga cuidadosamente el formato requerido a continuación. ¡Cuanto más apropiado sea su trabajo para el formato requerido, más rápido pasará por el proceso de revisión inicial! Los artículos que no cumplan con el formato serán devueltos y solo procederán a la revisión por pares después de los ajustes necesarios.

 

Idiomas: textos serán aceptados en portugués, inglés o Español.

1. Layout: hoja A4,

2. Márgenes: izquierdo y superior 3 cm; derecho e inferior 2 cm,

3. Fuente: Arial, 12

4. Espaciado: 1,5 líneas

5. Alineación: Justificado,

6. Párrafo - Retroceso primera línea: 1,25cm

7. Formato: DOC o DOCX.

8. Editor de texto: Word for Windows 6.0 o posterior.

9. Los subtítulos deben estar en letra mayúscula (fuente 12) y numerados.

10. Las figuras deben numerarse; contener título (fuente 9, espaciado simple) y fuente de la imagen.

11. Las referencias deben tener el título en negrita y seguir demás normas de la ABNT.

 

La primera página del artículo debe contener:

• Título portugués, centrado, con la primera letra mayúscula y las otras minúsculas, negrita, tamaño 14.

• Título en lengua extranjera (inglés o español), centralizado, con la primera letra mayúscula y las otras minúsculas, negrita, tamaño 14.

• Resumen en portugués: Mínimo 150 palabras - 200 palabras como máximo, justificado, que contiene campo de estudio, objetivo, método, resultados y conclusiones, tamaño 11, interlineado sencillo.

• Palabras clave: de tres a cinco palabras clave en portugués, separados por punto y coma, tamaño de 11.

• Resumen en lengua extranjera (inglés o español): mínimo 150 palabras - máximo 200 palabras, alineación justificada, conteniendo campo de estudio, objetivo, método, resultado y conclusiones, tamaño 11, espaciamiento simple.

• Palabras clave, en lengua extranjera (inglés o español): de tres a cinco palabras clave, en lengua extranjera, separados por punto y coma, tamaño 11.

• Los títulos RESUMEN / ABSTRACT / RESUMEN: deben estar alineados a la izquierda, escrito en letra mayúscula y en negrita.

• Los títulos Palabras clave / Keywords / Palabras clave: deben estar alineadas a la izquierda, primera letra en mayúscula y en negrita.

• Si el autor quiere producir su texto o un resumen en otro idioma, aparte de los ya mencionados, se puede añadir el resumen y las palabras clave en su idioma añadido al portugués y Inglés.

 

ADVERTENCIA: Al completar los metadatos de envío, el título del artículo también debe escribirse en la primera letra en mayúsculas y las otras minúsculas.

 

MATERIALES GRÁFICOS:

El trabajo puede contener un máximo de 10 imágenes.

Se deben utilizar con fotografías nítidas (300 DPI), gráficos y / o tablas, que deberán ser debidamente subtitulados.

Nota: El sistema no acepta archivos grandes (máximo de 3Mb). Si tiene problemas de envío, intente reducir el tamaño utilizando la compresión de imágenes de Word.

Imágenes: Las imágenes se deben centralizar en la página, sin texto de los lados. 

Cuadros: Deben acompañarse de cabecera que permita comprender el significado de los datos reunidos, sin necesidad de referencia al texto.

Tablas, cuadros: El contenido debe colocarse en fuente 9, espaciado simple.

Leyendas: Fuente 9, espaciamiento simple, centralizadas, inmediatamente debajo del elemento que hace referencia.

 

CITAS:

Las citas con más de tres líneas, deberán ser recortadas en 4 cm del margen izquierdo, alineación justificada, espacio simple, fuente 11, sin itálico, sin comillas. Las citas se indicarán en el cuerpo del texto por llamadas así: (CHAUI, 2002: 57).

 

Citación con hasta tres líneas: sin retroceso, en el propio cuerpo del texto, entre comillas, seguida de la indicación bibliográfica (CHAUI, 2002: 57).

 

Citas en otros idiomas:

De fragmentos teóricos: el autor podrá hacer la traducción en el propio cuerpo del texto, seguida de la referencia bibliográfica y de la observación "Traducción nuestra". (Por ejemplo, en el caso de las mujeres). También puede, si lo desea, colocar el fragmento en la lengua original en pie de página, con la expresión: Cf. Trecho original: e insertar el texto entre comillas.

De fragmentos literarios: el autor podrá hacer la traducción en el propio cuerpo del texto, seguida de la referencia bibliográfica y de la observación "Traducción nuestra". (En el caso de las mujeres). El autor, obligatoriamente, deberá colocar el fragmento en la lengua original en pie de página, con la expresión: Cf. Trecho original: e insertar el texto entre comillas.

Notas explicativas:

Evitar las notas al pie. Si es necesario, colocarlas al final de la página, fuente tamaño 10, espaciado simple. No utilizar notas a pie de página para referencia bibliográfica, las referencias deben ser presentadas en el propio texto. (Por ejemplo, en el caso de las mujeres).

 

REFERENCIAS:

Referencias bibliográficas: usar sólo la palabra "REFERENCIAS" (negrita, letra mayúscula y alineada a la izquierda). 

Se deben presentar en las referencias solamente las obras que fueron efectivamente citadas en el cuerpo del texto. Cada referencia debe colocarse en un espaciado simple.

Las referencias deben ser colocadas en orden alfabético al final del texto, siguiendo la ABNT.

 

POLÍTICA EDITORIAL

La publicación de artículos está condicionada a dos opiniones de miembros del Consejo Editorial o de colaboradores ad hoc, evaluación a ciegas, respetando el porcentaje del 75% de evaluadores externos a la institución y / o país de la institución.

La selección de artículos para publicación toma como criterios básicos su contribución a la Educación o el Arte, o al tema de la Inclusión ya la línea editorial de la Revista, la originalidad del tema o del tratamiento dado al mismo, así como la consistencia y el rigor del abordaje teórico y metodológico. Las eventuales modificaciones de estructura o de contenido, sugeridas por los pareceristas o por la Comisión Editorial, sólo serán incorporadas mediante concordancia de los autores.

Los originales deberán ser enviados a la Comisión Editorial por medio del sistema de envío Electrónico en la dirección: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/login. Para hacer el envío es necesario realizar un registro en la revista.

Especial atención al registro: en el nombre completo, sin abreviaturas, queda en letra mayúscula sólo la primera letra del nombre y apellido. El título del trabajo también debe ser escrito en primera letra mayúscula y minúsculas. En los casos de coautoría, todos los autores deben ser inscritos en el acto de la sumisión del trabajo.

Artigos

Abrange textos originais e inéditos, com contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual. Os artigos devem apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico e precisam apresentar potencial para servir de base para outros estudos e pesquisas.

Relatos de Experiência

Abrange textos que apresentam descrição e análise de experiências desenvolvidas em propostas educacionais, com discussões relevantes para a área temática da revista.

Entrevista

Abrange produções textuais de entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e profissionais da área, que possam contribuir para discussões relevantes sobre os temas vinculados a área temática da Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.