Educação matemática: uma experiência da escola do campo

Autores

  • Paulo Marcos Ferreira Andrade SEDUC - Rede estadual de Mato Grosso SEMEC- Rede Municipal de Barra do Bugres- MT

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020082

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Relato de Experiência, Educação do campo,

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de ensino de matemática que envolve os conceitos de número, numeral e a compreensão do sistema monetário, por meio de atividades ligadas ao cotidiano dos aprendizes. O aprendizado matemático será muito significativo quando são trazidos para o cenário de ensino os elementos que matizam as vivências imediatas dos aprendentes. Neste sentido a escola do campo tem sido favorecida pelas múltiplas experiências dos sujeitos que tomam parte do processo de ensino. Compreendendo que a etnomatemática, seja de fato a concepção multicultural e holística da educação, tem-se como objetivo principal evidenciar por meio da pesquisa exploratória o jeito de fazer educação matemática na educação do campo, na experiência de uma turma multisseriada de alfabetização, vivenciando a experiência da escola do campo consubstanciando com os aportes teóricos de Ubiratan D’Ambrósio (2002) e outros autores cujo pensamento corrobore para compreensão da temática. É  necessário compreender como se ensina e se aprende matemática na escola a fim de que esta seja vista como parte indissociável da vida humana. O trabalho está dividido em seções que se dispõe: A educação do campo: breve reflexão, breve histórico da escola Raimunda Leão, relatando a experiência abordando, discutindo os dados.

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Biografia do Autor

Paulo Marcos Ferreira Andrade, SEDUC - Rede estadual de Mato Grosso SEMEC- Rede Municipal de Barra do Bugres- MT

Licenciado em Pedagogia pela UNEMAT - Universidade do Estado de mato Grosso - e em Letras Português/Espanhol pela UFMT- Universidade Ferderal de Mato Grosso. Especialista em “Coordenação Pedagógica” e em “Gestão Escolar” pela UFMT- e em Educação do Campo pela Faculdade Afirmativo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – UNEMAT.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

FERREIRA ANDRADE, Paulo Marcos. Educação matemática: uma experiência da escola do campo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 82–99, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020082. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14762. Acesso em: 11 dez. 2024.