Sobre a necessidade da arte: uma abordagem Junguiana
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020430Palavras-chave:
Arte, Filosofia da Arte, Teoria e Estética, Definição de Arte, Arte e PsicologiaResumo
Este artigo se propõe a discutir a necessidade de produção e consumo de arte, e, portanto, razão ontológica pela qual a arte é parte fundamental de nossa sociedade, e por que sua manifestação é tão natural ao ponto de ser encontrada em praticamente todas as culturas com organização social, desde os mais remotos tempos. No desenvolvimento lógico desta questão, esta razão passa pela própria definição do que é arte, e, levando-se em conta as exaustivas tentativas de diversos autores em resolver sem sucesso a questão, optamos neste trabalho por abordar o tema através da psicologia junguiana e da filosofia platônica. O resultado é uma análise muito diferente do tratamento convencional dado ao tema, em que o objeto-arte é o centro das atenções. Aqui, o cerne do estudo é o resultado emotivo dado entre um sujeito e o objeto, sendo este o parâmetro que define o status de arte a um objeto qualquer.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 1971
ANDREETA, José Pedro e Maria de Lourdes. Princípios herméticos com ciência. São Paulo: Prolibera, 2010
BORDIEU, Pierre. El sentido social del gusto. Buenos Aires: Siglo Ventiuno, 2010
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ática, 1991
CITRO, Massimo. O código básico do universo. São Paulo: Cultrix, 2014
COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Brasiliense, 1989
CROCE, Benedetto. Breviário de estética – Aesthetica in nuce. São Paulo: Ática, 1997
ECO, Umberto. A definição da arte. Rio de Janeiro: Record, 2016
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte (trad. Leandro Konder), 9a. Edição, Rio de Janeiro: Guanabara, 1987
GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. (trad. Raul de Sá Barbosa). São Paulo: Martins Fontes, 1995
_______________. História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988
HEGEL, G.W.F. Curso de estética: O belo na arte. (tradução de Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino)2a. Edição, São Paulo: Martins Fontes, 2009
JUNG, Carl Gustav. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999
_______________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000
_______________. Espiritualidade e transcendência. (Seleção e edição de Brigitte Dorst). Petrópolis: Vozes, 2016
_______________. Memórias, Sonhos, Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 7a. Edição, 1985
_______________. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991
_______________(org.). O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 5a. Edição, 1990
MAGHERINI, Graziella. El Síndrome de Stendhal. Madrid: Espasa Calpe, 1990
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Campinas: Unicamp, 2013
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001
PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1999
AUTOR. Obra. Curitiba: Appris, 2016
TOLSTÓI, Leon. O que é Arte? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.