Entre corpos e interdições: discutindo sexualidades dos sujeitos com deficiência física e/ ou cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020171Palavras-chave:
Corpos, Sexualidades, Sujeitos com deficiência, Relações sociais, Narrativas.Resumo
As sexualidades, em específico, as de pessoas com as ditas deficiência física e/ ou cognitiva é o centro deste texto. Isso, porque, compreendemos que a sexualidade, como mais uma produção sócio-histórica-cultural, precisa ser debatida reiteradas vezes, nos diferentes campos educacionais. O presente artigo, por sua vez, se destina a discutir sobre noções de sexualidade narradas por sujeitos responsáveis por pessoas com deficiência física e/ ou cognitiva. Nosso aporte metodológico é o campo dos Estudos Culturais, na sua vertente pós-estruturalista e as ferramentas para produção de dados foram um grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Os materiais produzidos foram debatidos, a partir da técnica denominada Análise de Conteúdo. Segundo as análises dos materiais percebemos que a sexualidade dos sujeitos com deficiência física e/ ou cognitiva, para além de silenciada é invisibilizada e quando discutida aparece de forma infantilizada sempre vigiada, seja por professores(as) e responsáveis, na tentativa de reprimir as manifestações de desejos que os sujeitos venham a apresentar, principalmente nos ambientes coletivos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. S. R. A Expressão da Sexualidade das Pessoas com Autismo. Pro-fala. 2008.
BUTLER, Judith. Corpos que Pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In:
LOURO, G. L. [Org.]. O Corpo Educado. Pedagogia da Sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-172.
CAMARGO, A. M. F. Sexualidade (s) e infância (s): a sexualidade como um tema transversal. Ana Maria Faccioli de Camargo, Claudia Ribeiro; coordenação Ulisses F. Araújo. – São Paulo: Moderna; Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas, 1999. – (Educação em pauta: Temas Transversais).
CARVALHO, A.B.G.P. Blog - Estudos Culturais: Cibercultura. 2012. Pós-Modernidade. Mídias. Textualidade.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores/ Edgard Castro; Tradução Ingrid Mulher Xavier; revisão técnica Alfredo Veiga – Neto e Walter Omar Kohan. – Belo Horizonte; Autêntica. 2009.
ESCOSTEGUY, A. C. Uma introdução aos estudos culturais. Revista FAMECOS. Porto Alegre. 2006.
FOUCAULT, M. Os recursos para o bom adestramento. In: FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. [Trad.] Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004a, pp. 153 - 172.
_____. Uma entrevista: sexo, poder e a política de identidade. Verve, nº. 5, pp. 260 - 277, 2004b.
_____. História da sexualidade I. A vontade de saber. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
_____. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 25.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
GALE, J. O adolescente e o sexo - um guia para os pais. São Paulo: Best Seller. In: MAIA, A.C.B.; CAMOSSA, D.A. Relatos de jovens deficientes mentais sobre a sexualidade através de diferentes estratégias. Universidade Estadual Paulista – Bauru. 1989.
GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GIAMI, A., D’ ALLONES, C.R. O anjo e a fera: as representações da sexualidade dos deficientes mentais pelos pais e educadores. In: NETTO, M.I.D. (Ed) A negação da deficiência: a instituição da diversidade. Rio de Janeiro: Achiamé/Socius, 2004.
GIROUX, H.A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de educação, In. SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: vozes, 2005.
GLAT, R. (1992). A sexualidade da pessoa com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial 7(1), 65-74. Paidéia, 2003,12(24), 205-214. In: MAIA, A.C.B.; CAMOSSA, D.A. Relatos de jovens deficientes mentais sobre a sexualidade através de diferentes estratégias. Universidade Estadual Paulista – Bauru.
______. Somos iguais a vocês: depoimentos de mulheres com deficiência mental. Rio de Janeiro: Agir, 1993. In: LUIZ, E. C.; KUBO, O. M. Percepções de jovens com síndrome de down sobre relacionar-se amorosamente. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2007, v.13, n.2, p.219-238.
GUIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas/ Anthony Guiddens; tradução de Maguida Lopes. – São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993 – (Biblioteca Básica).
HALL, S. Estudos culturais e seus legados teóricos. In: MORLEY, David, Kuan-Hsing, C., (eds). Stuart Hall - Diálogos críticos em estudos culturais. London; New York: Routledge. (1996).
LOURO, G. L. [Org.] O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Orientação sexual e Síndrome de Down: esclarecimentos para educadores. Bauru: Joarte Gráfica e Editora UNESP – F. C, 2009.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
SIGOLO, S. R. R. L. Análise da interação mãe-criança com atraso de desenvolvimento no segundo ano de vida. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, SP.1994.
SUPLICY, M. Sexo se aprende na escola. Editora: Olho d’água (GTPOS) 2ª ed. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.