O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020149Palavras-chave:
Educação Infantil, Espectro Autista, Música, Inclusão,Resumo
Este artigo configura-se como uma análise da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista, partindo das experiências e inquietações das pesquisadoras em relação a esta temática no contexto educativo da Educação Infantil. Possui como objetivo compreender as repercussões e vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista na Educação Infantil e a partir disso, instigar reflexões sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico, mas que também apresenta sugestões práticas de como regular o espaço com música para criança com espectro autista. Toma como percurso, sobretudo, as ideias de Vigotski (1929, 1995, 1997, 1998, 2009, 2003, 2010). Por intermédio desse texto, suscita-se reflexões sobre os processos de apropriação da criança com espectro autista com os signos da música, e como a música pode potencializar ações educativas em relação à inclusão na Educação Infantil. Na produção deste artigo, desvela-se a importância de pensar em práticas educativas para crianças com espectro autista, enfatizando uma inclusão mais humanizadora, crítica e consciente por meio da educação musical.
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