O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista

Autores

  • Garbareth Edianne Mattos Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau
  • Amanda Lang Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020149

Palavras-chave:

Educação Infantil, Espectro Autista, Música, Inclusão,

Resumo

Este artigo configura-se como uma análise da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista, partindo das experiências e inquietações das pesquisadoras em relação a esta temática no contexto educativo da Educação Infantil. Possui como objetivo compreender as repercussões e vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista na Educação Infantil e a partir disso, instigar reflexões sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico, mas que também apresenta sugestões práticas de como regular o espaço com música para criança com espectro autista. Toma como percurso, sobretudo, as ideias de Vigotski (1929, 1995, 1997, 1998, 2009, 2003, 2010). Por intermédio desse texto, suscita-se reflexões sobre os processos de apropriação da criança com espectro autista com os signos da música, e como a música pode potencializar ações educativas em relação à inclusão na Educação Infantil. Na produção deste artigo, desvela-se a importância de pensar em práticas educativas para crianças com espectro autista, enfatizando uma inclusão mais humanizadora, crítica e consciente por meio da educação musical.

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Biografia do Autor

Garbareth Edianne Mattos, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação na Universidade Regional de Blumenau. Possui graduação em Música pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012) e Pós-Graduação em Educação Musical.  

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Cursou Pedagogia pela FURB; Especialização em Alfabetização pela UNIVALI; Mestrado em Educação pela FURB e Doutorado em Educação pela UNICAMP. Iniciou em 08/2018 pós-doutoramento em Educação na UFSC. Atuou como professora alfabetizadora e supervisora escolar na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Atualmente é docente e pesquisadora na FURB. Atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras no período de julho/2014 a julho/2018. Coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE" na FURB. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Suas pesquisas voltam-se ao desenvolvimento profissional docente, principalmente à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e aos processos de alfabetização e letramento.

Amanda Lang, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001). Possui graduação em Pedagogia pela Uniasselvi (2010). Proficiência e Fluência em Tradução e Interpretação de LIBRAS (MEC 2008) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Possui Pós Graduação na área de Educação Especial concluída em 2010 pela FURB, e pós graduação em Neuropsicopedagogia pela Uniasselvi (2015). Registrada no Conselho Regional de Psicologia 12ª região (SC), sob o número CRP 12/03597. Mestranda em Educação no PPGE - FURB com término em 2019. Docente no curso de Psicologia da Faculdade SOCIESC de Blumenau nas disciplinas: Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Educação e Avaliação Psicológica. Supervisora de Estágio Profissionalizante em saúde no curso de Psicologia da Faculdade SOCIESC de Blumenau Supervisora do Plantão Psicológico, projeto de extensão desenvolvido na faculdade.

 

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

MATTOS, Garbareth Edianne; RAUSCH, Rita Buzzi; LANG, Amanda. O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 149–170, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020149. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15026. Acesso em: 26 dez. 2024.