“No canto do mundo do capital”: sobre experiência, educação e arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020034Palavras-chave:
Experiência, Prática, Arte, Educação do sensível,Resumo
Este artigo apresenta uma discussão a partir de uma prática permeada pelo conceito de experiência e pela sensibilidade. Para isso, o conceito de experiência é revisitado em autores como Jorge Larrosa (2015), Walter Benjamin (1994) e John Dewey (2010; 2011) e a “educação (do) sensível” é fundamentada a partir da reflexão de João Francisco Duarte Júnior (2010), voltada aos campos da Educação e da Arte. A prática ocorreu em um shopping em busca de experiência, foi nomeada como “No canto do mundo do capital”, narrada no segundo momento do texto. Como fechamento, um eixo de sistematização da experiência relacionado aos aspectos sociais se desdobra para o campo da Arte, especificamente relacionado a categorias de obras dos artistas Andy Warhol (1928 – 1987), Maryam Jafri (1972), Andreas Gursky (1955), Albrecht Dürer (1471 – 1528), David Hockney (1937), Jeff Wall (1946), Nam June Paik (1932 – 2006) e Bruce Nauman (1941), e possibilita pensar em Educação. Nessa discussão, será estabelecida à prática uma relação teórico-reflexiva que a aponte como “experiência”.
Downloads
Referências
Arte: artistas, obras, detalhes, temas – 1960 em diante / [Dorling Kinderley]. São Paulo: Publifolha, 2012.
BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2 ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. Disponível em: <https://bibliotecasocialvirtual.files.wordpress.com/2010/06/walter-benjamin-experiencia-e-pobreza.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.
BOUTANG, P-A. O Abecederário de Gilles Deleuze. Entrevistas feitas com Gilles Deleuze por Claire Parnet e filmadas nos anos 1988-1989. Montpamasse, 1997. (vídeo). Online. Transcrição completa do vídeo disponível em: <http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2019.
CALVINO, I. Palomar. 2. ed. S/L: Companhia das Letras, 1994. Disponível em: <https://estudanteuma.files.wordpress.com/2013/04/italo-calvino-palomar-rev-cc3b3pia-cc3b3pia.pdf >. Acesso em: 29 set. 2017.
CANTON, K. Espelho de artista: autorretrato. 3 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CANSI, Lislaine Sirsi. Poética na docência [corpo e território]. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
CIDAC; HOLLIDAY, O. J. Sistematização de Experiências: aprender a dialogar com os processos. Rio de Janeiro: CIDAC; IPAD, 2007. Disponível em: <https://www.cidac.pt/files/4513/8497/5266/Aprendizagens_1_v_ligth.pdf>. Acesso em: 29 set. 2017.
Coleção Gênios da Arte: Warhol. Tradução de Mathias de Abreu Lima Filho. Baueri, SP: Girassol; Madri: Susaeta Ediciones, 2007.
COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 54, 1995.
_______________________. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
________. Experiência e Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DUARTE JR., J-F. A Montanha e o Videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.
GERLINGS, C. 100 grandes artistas: uma viagem visual de Fra Angelico a Andy Warhol. Minas Gerais: Cedic, 2008.
Grandes Pinturas / [Dorling Kindersley]. Tradução de Maria da Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolha, 2012.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LOBATO, C. Benjamin e a questão da experiência. Cadernos Walter Benjamin, n. 7, Jul/Dez. 2011. Disponível em: <http://www.gewebe.com.br/pdf/cad07/texto_cidiane.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2018.
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VINHOSA, L. Obra de arte e experiência estética: arte contemporânea em questões. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
VOLZ, J.; REBOUÇAS, J. (Orgs.). 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Guia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.