“No canto do mundo do capital”: sobre experiência, educação e arte

Autores

  • Lislaine Sirsi Cansi Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020034

Palavras-chave:

Experiência, Prática, Arte, Educação do sensível,

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão a partir de uma prática permeada pelo conceito de experiência e pela sensibilidade. Para isso, o conceito de experiência é revisitado em autores como Jorge Larrosa (2015), Walter Benjamin (1994) e John Dewey (2010; 2011) e a “educação (do) sensível” é fundamentada a partir da reflexão de João Francisco Duarte Júnior (2010), voltada aos campos da Educação e da Arte. A prática ocorreu em um shopping em busca de experiência, foi nomeada como “No canto do mundo do capital”, narrada no segundo momento do texto. Como fechamento, um eixo de sistematização da experiência relacionado aos aspectos sociais se desdobra para o campo da Arte, especificamente relacionado a categorias de obras dos artistas Andy Warhol (1928 – 1987), Maryam Jafri (1972), Andreas Gursky (1955), Albrecht Dürer (1471 – 1528), David Hockney (1937), Jeff Wall (1946), Nam June Paik (1932 – 2006) e Bruce Nauman (1941), e possibilita pensar em Educação. Nessa discussão, será estabelecida à prática uma relação teórico-reflexiva que a aponte como “experiência”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lislaine Sirsi Cansi, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação (PPGE/UFPel), Mestra em Artes Visuais (PPGAV/UFPel), possui bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Tem experiência com arte e educação.

Referências

Arte: artistas, obras, detalhes, temas – 1960 em diante / [Dorling Kinderley]. São Paulo: Publifolha, 2012.

BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2 ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. Disponível em: <https://bibliotecasocialvirtual.files.wordpress.com/2010/06/walter-benjamin-experiencia-e-pobreza.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.

BOUTANG, P-A. O Abecederário de Gilles Deleuze. Entrevistas feitas com Gilles Deleuze por Claire Parnet e filmadas nos anos 1988-1989. Montpamasse, 1997. (vídeo). Online. Transcrição completa do vídeo disponível em: <http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2019.

CALVINO, I. Palomar. 2. ed. S/L: Companhia das Letras, 1994. Disponível em: <https://estudanteuma.files.wordpress.com/2013/04/italo-calvino-palomar-rev-cc3b3pia-cc3b3pia.pdf >. Acesso em: 29 set. 2017.

CANTON, K. Espelho de artista: autorretrato. 3 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

CANSI, Lislaine Sirsi. Poética na docência [corpo e território]. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

CIDAC; HOLLIDAY, O. J. Sistematização de Experiências: aprender a dialogar com os processos. Rio de Janeiro: CIDAC; IPAD, 2007. Disponível em: <https://www.cidac.pt/files/4513/8497/5266/Aprendizagens_1_v_ligth.pdf>. Acesso em: 29 set. 2017.

Coleção Gênios da Arte: Warhol. Tradução de Mathias de Abreu Lima Filho. Baueri, SP: Girassol; Madri: Susaeta Ediciones, 2007.

COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 54, 1995.

_______________________. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

________. Experiência e Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DUARTE JR., J-F. A Montanha e o Videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.

GERLINGS, C. 100 grandes artistas: uma viagem visual de Fra Angelico a Andy Warhol. Minas Gerais: Cedic, 2008.

Grandes Pinturas / [Dorling Kindersley]. Tradução de Maria da Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolha, 2012.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LOBATO, C. Benjamin e a questão da experiência. Cadernos Walter Benjamin, n. 7, Jul/Dez. 2011. Disponível em: <http://www.gewebe.com.br/pdf/cad07/texto_cidiane.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2018.

RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VINHOSA, L. Obra de arte e experiência estética: arte contemporânea em questões. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.

VOLZ, J.; REBOUÇAS, J. (Orgs.). 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Guia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

CANSI, Lislaine Sirsi. “No canto do mundo do capital”: sobre experiência, educação e arte. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 34–56, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020034. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13324. Acesso em: 20 nov. 2024.