O ensino de teatro para idosas na periferia de santa maria/rs
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020295Palavras-chave:
Ensino de teatro para idosas, Prática do oprimido, Teatro com a comunidade,Resumo
Este estudo tem por objetivo relatar a prática de Teatro com idosas em uma comunidade da periferia de Santa Maria - RS. Com estas mulheres buscou-se promover um distanciamento crítico da realidade (vivenciada por elas), facilitada pela realização de uma oficina teatral, baseada na prática do Teatro e da pedagogia do oprimido freireano. O processo de escrita e reflexão sobre a trajetória da oficina, utilizou-se de cartografias (transduzindo a realidade e a prática teatral, em uma via dupla), conversas, leituras e discussões de textos com o grupo. Estes percursos nos levaram a operações significativas sobre o cotidiano das mulheres envolvidas, como mudanças nos hábitos corporais, na qualidade das relações humanas e, principalmente, na percepção da realidade que permeia a rotina de trabalho e lazer das idosas.
Downloads
Referências
BRASIL, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96. Brasília, 1996.
________. Ministério da Educação. Proposta Curricular. Educação Para Jovens e Adultos. São Paulo/Brasília: 2001.
________. Presidência da República, Casa Civil. Estatuto do Idoso. LEI No 10.741, de 1º de outubro de 2003. Brasília: 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741compilado.htm
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
_________. 200 Exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 1982;
_________. Jogos para atores e não atores. 16 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 2014;
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembrança dos velhos. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
________. O tempo vivo da memória.Ensaios de psicologia social. 2ª ed. Ateliê Editorial, 2003.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro. Provocações e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
ESTÉS, P. Clarissa. A ciranda das mulheres sábias. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rocco, 2011;
________. Mulheres que correm com os lobos. Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem. Rio de Janeiro, Rocco, 2014;
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo, 17ª Ed. Paz e Terra, 1987;
_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, 54ª Ed. Paz e Terra, 2016.
ROALYNM Suely. Cartografia ou de como pensar com o corpo vibrátil. Revista PUC SP. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf
Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do desejo, Editora Estação Liberdade, São Paulo, 1989.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.