O ensino de teatro para idosas na periferia de santa maria/rs

Autores/as

  • Laís Jacques Marques Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020295

Palabras clave:

Ensino de teatro para idosas, Prática do oprimido, Teatro com a comunidade,

Resumen

Este estudo tem por objetivo relatar a prática de Teatro com idosas em uma comunidade da periferia de Santa Maria - RS. Com estas mulheres buscou-se promover um distanciamento crítico da realidade (vivenciada por elas), facilitada pela realização de uma oficina teatral, baseada na prática do Teatro e da pedagogia do oprimido freireano. O processo de escrita e reflexão sobre a trajetória da oficina, utilizou-se de cartografias (transduzindo a realidade e a prática teatral, em uma via dupla), conversas, leituras e discussões de textos com o grupo. Estes percursos nos levaram a operações significativas sobre o cotidiano das mulheres envolvidas, como mudanças nos hábitos corporais, na qualidade das relações humanas e, principalmente, na percepção da realidade que permeia a rotina de trabalho e lazer das idosas.

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Biografía del autor/a

Laís Jacques Marques, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2017). Atualmente cursa Licenciatura em Teatro pela instituição já referida, e Mestrado em Pedagogia do Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2019). Atua principalmente nas áreas de Pedagogia do Teatro.

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Publicado

2020-02-24

Cómo citar

MARQUES, Laís Jacques. O ensino de teatro para idosas na periferia de santa maria/rs. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 295–306, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020295. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16008. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ CONTEXTOS E ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO: A ARTE COMO FIO CONDUTOR