ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA ADALGISA CUNHA

Autores

  • Robson Xavier da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria das Graças Leite de Souza Mestranda pelo PPGAV UFPB/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016045

Palavras-chave:

Artes Visuais. Inclusão. Deficiência Visual.

Resumo

Este artigo apresenta parte do referencial teórico da pesquisa, iniciada no ano de 2015, desenvolvida junto aos estudantes do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), a partir da atuação da discente de pós graduação em artes visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/CNPq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria das Graças Leite de Souza. Tivemos como principal objetivo analisar a viabilidade do ensino de artes visuais para crianças portadoras de deficiências visuais na cidade de João Pessoa – PB, a partir da atuação do ICPAC. Buscamos compreender o papel do ensino de artes visuais e sua efetiva viabilidade para crianças com deficiências visuais a partir dos primeiros contatos com as atividades artísticas. O fato de trabalhar com crianças com Deficiências Visuais desafia o professor de artes visuais, é necessário adaptar materiais, rever procedimentos e atitudes, focar nas potencialidades dos sujeitos e minimizar as limitações causadas pela falta ou baixa visão, estimular as habilidades básicas (motricidade fina, lateralidade e percepção espacial) e exercitar o potencial criativo dos aprendentes.

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Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Dr. em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em História, Licenciado em Artes Plásticas. Docente do Departamento de Artes Visuais da UFPB, Coordenador do PPGAV UFPB/UFPE.

Maria das Graças Leite de Souza, Mestranda pelo PPGAV UFPB/UFPE

Mestranda em Artes Visuais - PPGAV UFPB/UFPE Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas - UFPB; Especialista em Arteterapia e Saúde Mental - UFPB;

Referências

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

DA COSTA, Robson Xavier; DE SOUZA, Maria das Graças Leite. ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA ADALGISA CUNHA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 45–57, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7726. Acesso em: 13 nov. 2024.

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