ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA ADALGISA CUNHA
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781212016045Palabras clave:
Artes Visuais. Inclusão. Deficiência Visual.Resumen
Este artigo apresenta parte do referencial teórico da pesquisa, iniciada no ano de 2015, desenvolvida junto aos estudantes do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), a partir da atuação da discente de pós graduação em artes visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/CNPq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria das Graças Leite de Souza. Tivemos como principal objetivo analisar a viabilidade do ensino de artes visuais para crianças portadoras de deficiências visuais na cidade de João Pessoa – PB, a partir da atuação do ICPAC. Buscamos compreender o papel do ensino de artes visuais e sua efetiva viabilidade para crianças com deficiências visuais a partir dos primeiros contatos com as atividades artísticas. O fato de trabalhar com crianças com Deficiências Visuais desafia o professor de artes visuais, é necessário adaptar materiais, rever procedimentos e atitudes, focar nas potencialidades dos sujeitos e minimizar as limitações causadas pela falta ou baixa visão, estimular as habilidades básicas (motricidade fina, lateralidade e percepção espacial) e exercitar o potencial criativo dos aprendentes.Descargas
Citas
APACE - Boletim Informativo da Associação Paraibana de Cegos – Apace. Ano VI, Nº 19, Janeiro/Maio/2001, João Pessoa/PB: Impresso no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Disponível em: intervox.nce.ufrj.br/~joana/textos/entrel05.htm. Acesso em: 11/08/15.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. 2ª Ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
HOLANDA, Maria de Fátima Duarte de; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Memorias da Educação Especial: Da Integração a Inclusão. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008.
IBC - Instituto Benjamin Constant. Uma História Centenária. Disponível em: www.ibc.gov.br/media/common/Downloads_Historia_IBC.doc. Acesso em: 11/08/15.
NEDESP UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Manual do Núcleo de Educação Especial do Centro de Educação. João Pessoa/PB: Editora Universitária, 1997.
SERRA, Geraldo G. Pesquisa em arquitetura e urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo: Edusp – Mandarim, 2006. Parcialmente disponível em: www.google.books.com. Acesso em: janeiro 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.