Fotografia, ensino e inclusão: Relato de experiência com alunos com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0059

Palavras-chave:

Fotografia, Paisagem Sonora, Deficiência Visual, Acessibilidade

Resumo

É aparentemente um contrassenso ponderar a construção de imagens para pessoas com deficiência visual, sobretudo quando tais sujeitos são os autores da produção imagética. De encontro a esta ideia, apresentamos alguns resultados do Projeto de extensão universitária A Fotografia e o Sentir. As ações envolveram o ensino e a prática fotográfica junto aos alunos do IEACN - Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, localizado na cidade de Campina Grande - PB. O estudo propõe um debate sobre recursos didáticos e métodos com foco na acessibilidade e inclusão, o uso da multissensorialidade para a construção imagética ao explorar estímulos auditivos e táteis, assim como a importância de propiciar ao aluno com deficiência visual o papel de fonte emissora e criativa. Tomamos por objetivo incentivar sujeitos autônomos e construtores do próprio conhecimento. Para tanto, apresentamos o relato de experiência sobre o desenvolvimento da autonomia e percepção fotográfica dos alunos com deficiência visual, que ao produzirem imagens, estimularam a consciência corporal e exploraram suas percepções, indicando o processo como possível abordagem metodológica para a técnica fotográfica inclusiva. O percurso teórico envolveu Barbosa (1999, 2007), Vygotsky (1997), Schafer (2003), Merleau-Ponty (1994), Alves (2009) entre outros.

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Biografia do Autor

Ian Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Comunicação (Culturas Midiáticas Audiovisuais) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e especialização em Metodologia do Ensino em Artes pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Tem experiência no ensino das artes aplicadas à mídia, principalmente nas áreas de áudio (captação e desenho de som), fotografia (ênfase em fotojornalismo, publicidade e fotografia artística) e cinema (ênfase em direção, roteiro e som). Desenvolve pesquisas nas áreas de arte inclusiva, Remix, Cibercultura, Relação Imagem-Música . Professor do curso de Bacharelado em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande na área de Áudio e Tecnologia.

Cristianne Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Comunicação (UFPE), especialista em Artes Visuais, bacharel em Arte e Mídia (UFCG), Jornalista (UEPB). Professora efetiva na Universidade Federal de Campina Grande no curso de Bacharelado em Arte e Mídia, na área de Estética e História da Arte, com ênfase em Artes Visuais.  Suas pesquisas e práticas estão relacionadas à Fotografia, Artes Visuais e Publicidade. Atualmente investiga a prática fotográfica realizada por pessoas com deficiência visual.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

COSTA, Ian; MELO, Cristianne. Fotografia, ensino e inclusão: Relato de experiência com alunos com deficiência visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0059, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0059. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17451. Acesso em: 9 dez. 2024.