Artes visuais, diversidade e inclusão: a poética expressiva de adultos com deficiência visual

Autores

  • Ana Luiza Ruschel Nunes Doutora em Educação pela Universidade de Campinas-UNICAMP/SP. Professora Associada do Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Grupo de Pesquisa: GEPAVEC/CNPq.
  • Ester Teixeira Okita Pós Graduação Lato Sensu em Interdisciplinaridade na Educação Básica; Graduação em Artes Visuais (2009) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Professora de Arte - SEED/PR. Graduação em Pedagogia pela Universidade São Marcos-S.P.(1985). Grupo de Pesquisa: GEPAVEC/CNPq.

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Poética em Arte Visual, Percepção Sensorial, Metodologia,

Resumo

O presente artigo tem como propósito contribuir com alternativas e processos para a formação dos profissionais da área de Arte, para inclusão e diversidade das pessoas com deficiência visual nos espaços educacionais formal e não-formal, na escola regular ou na escola especial, visando a inclusão da arte para cegos. Desenvolver as qualidades sensoriais específicas direcionadas a arte visual, ao desenvolvimento da criatividade individual em que se articulam percepção sensorial (tato, olfato e audição), num processo de imaginação, emoções e conhecimento. A abordagem qualitativa delineada pelo estudo de caso a partir de processos criativos em Arte. Experimentar novos materiais e suportes para oportunizar procedimentos variados de desenho e pintura, oportunizou a poiéses (produção) e a logo (discurso) com a mediação de professores-pesquisadores nos percursos poéticos expressivos dos colaboradores-deficientes visuais, objetivando à inclusão social da Arte em todos os espaços educacionais da escola especial a escola regular, num processo de inclusão social da arte visual na diversidade e respeitando a diferença em suas múltiplas determinações.

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Publicado

01-04-2019

Como Citar

NUNES, Ana Luiza Ruschel; OKITA, Ester Teixeira. Artes visuais, diversidade e inclusão: a poética expressiva de adultos com deficiência visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 99–124, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13268. Acesso em: 21 nov. 2024.