Ensino da Arte e Inclusão: relatos de alunos com Deficiência Visual em aulas de Artes Visuais no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016033Palavras-chave:
Educação, Ensino da Arte, Inclusão, Deficiência Visual,Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado sobre a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de artes do Colégio Pedro II, que por preconizarem não apenas o fazer artístico, mas também a história da arte e a leitura da obra, constituem conteúdo bastante sistematizado. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, que busca identificar as especificidades da intermediação da imagem no Ensino da Arte para alunos com deficiência visual, incluídos nas turmas comuns. Tendo como referências para esta intermediação, a descrição de obra de arte (REBEL, 1996; PANOFSKY, 1964, 1991) e sua respectiva audiodescrição (FRANCO, 2010). Para tanto investigou-se, através da realização de grupos focais com estes alunos, a recepção dos materiais táteis utilizados nas aulas de Artes Visuais, isto é, a compreensão das reproduções através do tato, a memória tátil e a possibilidade de fruição estética, assim como a acessibilidade aos mesmos nas suas variantes bi-, tridimensionais ou interpretações de pinturas em alto-relevo. Como resultado, os participantes demonstraram não apenas aquisição de conhecimento sobre arte, mas também revelaram experiências de fruição estética frente às reproduções das obras, além de valorizarem as próprias criações artísticas.Downloads
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