Inclusão e diversidade: panorama sobre o apoio a estudantes com deficiência visual no Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781722021054

Palavras-chave:

deficiência visual, inclusão, diversidade

Resumo

O trabalho tem por objetivo fazer um panorama histórico sobre o atendimento de estudantes Deficientes Visuais (DV) no estado do Acre, especificamente na cidade de Rio Branco, no contexto da educação básica e no ensino superior pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Para isso, são discutidos os avanços e limitações sobre o tema de educação inclusiva e educação na diversidade, e ao final apresenta-se uma visão geral sobre as conquistas na questão da inclusão de DV no ambiente escolar, destacando a necessidade do uso de Tecnologias Assistivas (TA) para estes alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de dados documentais e entrevista. Os resultados mostram os avanços conquistados na oferta de cursos e apoio pedagógico para educação básica e superior na UFAC no contexto de DV em Rio Branco. Além disso, aponta-se a necessidade de ampliação dos serviços ofertados na capital e no interior do estado, e uma formação inicial e continuada de professores voltada para desenvolver o olhar sensível quanto às diferenças.  

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Biografia do Autor

Ingrath Narrayany da Costa Nunes, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Letras Português/Inglês - UNISEB INTERATIVO (2014), Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva - Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha (2016) e Licenciatura em Pedagogia - Uninter (2018). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação (Revisora de textos Braille) da Universidade Federal do Acre. Mestranda no mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC). Docente da Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha nas áreas de Ensino de Artes, Linguística Aplicada a Alfabetização e Língua Portuguesa.

Carlos Eduardo da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestrando do programa de pós graduação em Educação e graduado em Lucenciatura em Música pela Universidade Federal do Acre. Atua como professor substituto na área de Educação Musical na Universidade Federal do Acre.

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

É professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

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Publicado

23-06-2022

Como Citar

NUNES, Ingrath Narrayany da Costa; SILVA, Carlos Eduardo da; SANTOS, Bianca Martins. Inclusão e diversidade: panorama sobre o apoio a estudantes com deficiência visual no Acre. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 054–082, 2022. DOI: 10.5965/198431781722021054. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17043. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

INCLUSÃO E ARTE: DEBATES ATUAIS

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