Práticas docentes no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual: uma análise à luz da perspectiva inclusiva

Autores

  • Louíze Roberta Mafra de Sousa Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Carlos Erick Brito de Sousa Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020312

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Educação Inclusiva, Formação Docente, Análise Textual Discursiva,

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia para alunos com deficiência visual ainda enfrenta barreiras, como acesso à matrícula, profissionais especializados, materiais, métodos adaptados e tecnologias que auxiliem sua aprendizagem. Contudo, o olhar do professor com suas incertezas e dúvidas, sejam gerais ou específicas da disciplina, muitas vezes é negligenciado. Nesse contexto, a seguinte pesquisa objetivou analisar as práticas docentes de professores de Ciências e Biologia de uma escola de aplicação de uma universidade por meio da análise textual discursiva, considerando suas formações, dificuldades, concepções de inclusão e experiências. Observamos que a formação está intimamente ligada à prática docente, assim, o não estímulo à inclusão direciona como os docentes lidam com a diversidade em uma sala com alunos que possuam deficiência visual. Fatores da disciplina como a abstração/complexidade de seus conteúdos e a falta de formação adequada contribuem para a dificuldade em promover metodologias que alcancem os alunos. Para uma prática docente sensível às questões da diversidade, é fundamental uma formação inicial e continuada que considere a heterogeneidade e individualidade de cada aluno, materiais adaptados que estimulem outros sentidos além da visão, e o comprometimento dos docentes em buscar conhecimentos, saindo do modelo de educação estática ainda adotado por alguns profissionais.

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

SOUSA, Louíze Roberta Mafra de; SOUSA, Carlos Erick Brito de. Práticas docentes no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual: uma análise à luz da perspectiva inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 312–342, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020312. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15530. Acesso em: 21 nov. 2024.