Inclusão e diversidade: panorama sobre o apoio a estudantes com deficiência visual no Acre
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781722021054Palabras clave:
deficiência visual, inclusão, diversidadeResumen
O trabalho tem por objetivo fazer um panorama histórico sobre o atendimento de estudantes Deficientes Visuais (DV) no estado do Acre, especificamente na cidade de Rio Branco, no contexto da educação básica e no ensino superior pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Para isso, são discutidos os avanços e limitações sobre o tema de educação inclusiva e educação na diversidade, e ao final apresenta-se uma visão geral sobre as conquistas na questão da inclusão de DV no ambiente escolar, destacando a necessidade do uso de Tecnologias Assistivas (TA) para estes alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de dados documentais e entrevista. Os resultados mostram os avanços conquistados na oferta de cursos e apoio pedagógico para educação básica e superior na UFAC no contexto de DV em Rio Branco. Além disso, aponta-se a necessidade de ampliação dos serviços ofertados na capital e no interior do estado, e uma formação inicial e continuada de professores voltada para desenvolver o olhar sensível quanto às diferenças.
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