v. 16 n. 1 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão

					Visualizar v. 16 n. 1 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão

Dossiê Contexto e especificidades da inclusão: a arte como fio condutor 

Organizadoras: Gerda Margit Schütz Foerste e Rodrigo Montandon Born 

Capa: Fotografia de Clarissa Santos (da intervenção  artística "Cipoada", de Lineu Guaraldo) e Arte gráfica por André Ricardo Souza.

Revista trimestral do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão. Volume 16, n.1 de 2020 - Janeiro/Março

Data publicação: 01 de Janeiro de 2020.

Publicado: 01-01-2020

Edição completa

Artigos

  • Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir

    Ana Paula Caetano, Ana Luísa Paz, Ana Rocha, Clara Marques
    08-33
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020008
  • “No canto do mundo do capital”: sobre experiência, educação e arte

    Lislaine Sirsi Cansi
    34-56
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020034
  • Conversaciones hipervisuales, esbozos de una tecnología social para la educación de la cultura visual

    Juan Sebastián Ospina, Alice Fátima Martins
    57-81
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020057
  • Educação matemática: uma experiência da escola do campo

    Paulo Marcos Ferreira Andrade
    82-99
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020082
  • A matemática no PIBID Interdisciplinar: educação inclusiva

    Jurema Lindote Botelho Peixoto, Cristiane Andrade Fernandes, Wolney Gomes Almeida
    100-126
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020100
  • Contribuição de atividade experimental na mudança conceitual de alunos superdotados

    Felipe Rodrigues Martins, Cristina Maria Carvalho Delou, Fernanda Serpa Cardoso
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020127
  • O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista

    Garbareth Edianne Mattos, Rita Buzzi Rausch, Amanda Lang
    149-170
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020149
  • Entre corpos e interdições: discutindo sexualidades dos sujeitos com deficiência física e/ ou cognitiva

    Rodrigo Lemos Soares, Ariana Souza Cavalheiro
    171-192
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020171
  • Inserção e permanência de surdos no mundo do trabalho: estudo exploratório em empresas de um município do centro-oeste goiano

    Rosângela Lopes Borges, Jones Reis de Almeida, Tainá de Sousa Siqueira, Marcos Fernandes Sobrinho
    193-215
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020193
  • Atendimento educacional especializado para microcefalia: uma reflexão para educação inclusiva

    Simone Regina Alves de Freitas Barros, Pedro Henrique de Barros Falcão
    216-234
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020216

Relatos de Experiência

  • O ensino da arte como facilitador da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual numa escola da rede municipal de Belo Horizonte

    Danilo Arnaldo Briskievicz, Cibele Silva de Aquino Costa, Diego Norberto Souza, Enderson de Carvalho Gonçalves, Mariana Lopes de Almeida, Leila Mara Siqueira de Oliveira
    235-253
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020235

Entrevista

  • Entrevista com Karol Cordeiro: uma história de amor e luta pela inclusão através da arte

    Revista Educação, Artes e Inclusão
    254-258
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020254

DOSSIÊ CONTEXTOS E ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO: A ARTE COMO FIO CONDUTOR

  • Editorial e Sumário - Dossiê Contexto e especificidades de inclusão: a arte como fio condutor

    Revista Educação, Artes e Inclusão
    259-267
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020259
  • O ensino de teatro para idosas na periferia de santa maria/rs

    Laís Jacques Marques
    295-306
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020295
  • Mulheres d’aqui/agora: um exercício de curadoria compartilhada com estudantes de Pedagogia

    Maria Emilia Sardelich
    307-329
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020307
  • Sentidos de ensino de música nas narrativas de docentes dos Anos Iniciais

    Isamar Marques Cândido Pales, Sandra Suely Oliveira Souza, Sandra Márcia Campos Pereira, Benedito Eugenio
    330-357
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020330
  • O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo

    Selma Machado Simão
    358-384
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020358
  • Diorama Sensorial Interdisciplinar: uma viagem com a expedição Beagle, de Charles Darwin

    Fernanda Maria Trentini Carneiro, Alessandra Daniele da Silva Boos, Vanessa Arlésia de Souza Ferretti
    385-407
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020385
  • A importância da arte na formação interdisciplinar proposta pela UFABC

    Marcelo Alecsander Chagas Leite, Mirian Pacheco Silva Albrecht
    408-429
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020408
  • Sobre a necessidade da arte: uma abordagem Junguiana

    Filipe Mattos de Salles
    430-447
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020430
  • Dizem as paredes: a escola pública como espaço de disputa e negociação de vozes e silêncios

    Marília Alves de Carvalho
    448-472
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984317816012020448

Editorial