Experimentum Cyborg: investigando a escola em um processo de Drama na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0102

Palavras-chave:

pedagogia das artes cênicas, ensino de teatro, Drama, escola

Resumo

Este artigo apresenta um relato analítico de um processo artístico-pedagógico realizado com uma turma do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Nesse processo teatral, a escola foi utilizada como tema para a investigação cênica, por meio da abordagem do Drama. São descritos e analisados o processo de criação do Drama Experimentum Cyborg, bem como algumas materialidades e estratégias escolhidas. A escrita inclui a descrição do contexto real da experimentação artística e do contexto ficcional desenvolvido em sala de aula, com ênfase na metodologia da prática como pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Fernandes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro pela UDESC. Professor substituto de Teatro no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Educação Artística – Artes Cênicas pela UDESC. Prof. Dr. nos cursos de graduação em Artes Cênicas, Mestrado Profissional e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Artes Cênicas da UDESC.

Referências

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 12. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CABRAL, Beatriz A. V. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2012.

CABRAL, Beatriz A. V. A Prática como pesquisa na formação do professor de teatro. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2003, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2003, p. 342-344. Disponível em: https://portalabrace.org/Memoria%20ABRACE%20VII%20.pdf. Acesso em: 09 jun. 2025.

HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 37-129.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Que Drama é esse?!?: práticas teatrais na educação infantil. São Paulo, Hucitec, 2021.

RODRIGUES, Gerson da Silva. A BNCC e o ensino de Arte. In: Evento de Extensão Ciclo de Conversas Artes, Educação e Culturas: tensões e desafios na contemporaneidade, [s.l.], out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=doh3AS0gw6g. Acesso: 20 maio 2025.

SALES, Shirlei R. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SILVEIRA, Túlio Fernandes. Perigo em alto mar: reflexões acerca do tempo da aula de arte/teatro, da escola e da vida de todos os dias. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 57, n. 57, p. e1283, 2023. DOI: 10.19179/rdf.v57i57.1283. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1283. Acesso em: 8 jun. 2025.

VIDOR, H. B. O professor assume um papel e traz, por que não, um personagem para a sala de aula: desdobramentos do procedimento teacher in role no processo de drama. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 009-017, 2018. DOI: 10.5965/1414573101102008009. Acesso em: 18 maio. 2025.

VIDOR, Heloise B. Sobre as materialidades na aula de teatro: vestígios do drama na prática de uma professora-artista. ouvirOUver, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 375–391, 2020. DOI:10.14393/OUV-v16n2a2020-53421. Acesso em: 13 mai. 2025.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

SILVEIRA, Túlio Fernandes; PEREIRA, Diego de Medeiros. Experimentum Cyborg: investigando a escola em um processo de Drama na Educação Superior. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27428. Acesso em: 1 set. 2025.