Que espaço as epistemologias teatrais devem ocupar nos novos currículos da Licenciatura em Teatro?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0210Palavras-chave:
epistemologias teatrais, pedagogia do teatro, formação de professores, criação artística, Resolução CNE 02/2019Resumo
O artigo aborda a crise nas relações entre epistemologias teatrais e educacionais a partir do contexto das novas diretrizes curriculares da formação de professores (Resoluções CNE 02/2015 e CNE 02/2019). Tem como estudo de caso o currículo do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e suas iniciativas visando conjugar dimensão pedagógica e propedêutica da linguagem teatral. A partir dos estudos contemporâneos em pedagogia do teatro, estabelece-se vínculos entre práxis artística, teorias teatrais e teatro-educação para dirimir possíveis controvérsias sobre a veiculação de princípios da composição artística na formação de professores em Teatro.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAHIA, Secretaria de Educação. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental (v. 1) Rio de Janeiro: FGV, 2020a.
BAHIA, Secretaria de Educação. Documento curricular referencial da Bahia para Ensino Médio (v. 2) Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020b.
BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e demais dispositivos legais que regulamentam o Ensino Médio. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 21 jan. 2019
BRASIL. Lei 13.278 de 02 de maio de dezembro de 2016. Brasília: Presidência da República, [2016]. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília: Presidência da República, [2008]. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Brasília: Presidência da República, [2003]. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília: Ministério da Educação, [2015]. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13673-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 195, de 05 de agosto de 2003. Brasília: Ministério da Educação, [2003]. Orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces195_03.pdf Acesso em: 23 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: hhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 20 out. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, [2015]. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 08 de março de 2004. Brasília: Ministério da Educação, [2004a]. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03-04.pdf Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 08 de março de 2004. Brasília: Ministério da Educação, [2004b]. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04-04.pdf Acesso em: 25 out. 2023.
KOUDELA, Ingrig Dormien. Prefácio. In: SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e Formação de Professores. São Luís (MA): EDUFMA, 2000.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
LIMA, Francisco André Sousa. Três currículos-dispositivos, uma encruzilhada: a educação profissional em teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
MENDONÇA, Célida Salume. Montagem em Sala de Aula: Os Princípios Norteadores de um Processo. In: TELLES, Narciso (Org.). Pedagogia do Teatro: Práticas Contemporâneas em Sala de Aula. Campinas-SP: Papirus, 2013. p.123-150.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB). Projeto Político-pedagógico do curso de Licenciatura em Teatro. Vitória da Conquista: 2012. Disponível em: http://catalogo.uesb.br/storage/documentos/teatro-lic-jq/projeto.pdf Acesso em: 25 out. 2023.
SILVA, Renata Patrícia. Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 235–248, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15805. Acesso em: 2 maio. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)