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A Urdimento aceita textos sob a forma de artigos científicos, relatos, entrevistas, traduções, mesa de debates, resenha e dramaturgia. Não se aceita textos sejam apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; recortes de trabalhos acadêmicos sem adaptação; relato de experiência sem discussão teórica aprofundada; incompletos ou insuficientemente elaborados para a temática que propõem; fora da área das Artes Cênicas; escritos de maneira não acadêmica ou que contenham muitos erros de linguagem e digitação; formatados a partir de regras diferentes das praticadas pela revista.
Como parte do processo de submissão, as/os autoras(es) são obrigadas(os) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.
Os textos devem ser encaminhados eletronicamente através do site: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/index, por meio da Plataforma OJS3 – Open Journal System - no qual os dados dos autores devem ser inseridos, inclusive deve ser indicado o endereço eletrônico e a sua biografia de até quatro (04) linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas, de seu maior titulação para o menor.
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Leia atentamente as normas de publicação antes de iniciar o processo de submissão. Artigos que não estiverem completamente de acordo com as especificações nas normas da Revista serão rejeitados no processo de avaliação preliminar.
Um/uma autor(a) só pode publicar um artigo, relato ou dramaturgia uma vez por ano na Urdimento, mesmo em casos de coautoria, com exceção da seção Debates, Tradução ou Entrevistas
Os arquivos devem estar formatos em Doc. ou Docx, com peso máximo de 30 MB, da seguinte forma:
A cada dois anos, a Editora-chefe e Editores-Associados efetuarão análise do desempenho dos Pareceristas e do Conselho Editorial, levando em consideração aspectos como: disponibilidade em atender as demandas; agilidade na emissão de pareceres; qualidade dos pareceres emitidos; eventuais contribuições à política; manutenção do currículo Lattes pessoal atualizado. Conselheiras(os) que receberem indicação de baixo desempenho poderão ser automaticamente descredenciados.
Exemplos
Livro:
VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória Urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
Capítulo de livro:
CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In: Kátia Paranhos (Org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p.15-33.
Dissertação e Tese:
XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
Artigo de periódico e periódico digital:
DESGRANGES, Flávio. Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n. 36, p.85-95, 2019. Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: 10.5965/1414573103362019085
Artigo de jornal:
ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina – Ô Catarina, Florianópolis, dez. 2013, p.9.
Trabalho publicado em Anais:
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: VI CONGRESSO ABRACE, 2010. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo,2010, p.1-5.
Entrevista
PERRUCHON, Véronique. Os caminhos de uma iluminadora-professora. Entrevista concedida a Priscila Costa e José Ronaldo Faleiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n.37, p.423-440, 2020.
Citação da citação – apud
A citação é feita pelo nome do autor original, seguida da expressão apud (que significa “junto a” – equivalente em português a “citado por”, “conforme”, “segundo”) e do nome do autor da obra lida. Estrutura desta citação = Autor original (ano apud autor acessível, ano, página).
Tradução
No corpo do artigo vai o texto em português ou espanhol. O texto original em língua não portuguesa ou espanhola vai em nota de rodapé, sem itálico e sem aspas. E no final colocar, se for o caso, (Tradução nossa) se o autor do artigo for o tradutor, ou o nome do tradutor também entre parênteses.
Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 20 de setembro de 2025. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.3, n. 56, de dezembro de 2025.
Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 20 de setembro de 2025. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.3, n. 56, de dezembro de 2025.
Esta seção recebe texto vinculado ao Dossiê Temático, em que vai ser publicado, resultante de mesas de debates. Essas mesas devem ser compostas por especialistas sobre o tema e que nela expõem seus conhecimentos sobre o assunto. Deve ter uma parte introdutória que situa essa mesa aos leitores da Urdimento. Deve ser uma publicação inédita.
Serão aceitas traduções de textos de língua estrangeira para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização do detentor dos direitos do texto original
Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadoras(es)/artistas vinculados as artes cênicas. Sendo que a autoria se reparte entre a/o entrevistada(o) e a/o entrevistador(a). A entrevista deve ser precedida de um texto curto de apresentação da/o entrevistada/o, contextualizando sua temática e a situação em que foi realizada.
Vinculados ao Dossiê Temático enquanto assunto, essa seção pode publicar trabalhos de pessoas com prática artística, mas sem titulação acadêmica, mas com devido reconhecimento de sua atividade. Deve ser uma publicação inédita.
Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadoras(es)/artistas vinculados as artes cênicas. Sendo que a autoria se reparte entre a/o entrevistada(o) e a/o entrevistador(a). A entrevista deve ser precedida de um texto curto de apresentação da entrevistada, contextualizando sua temática e a situação em que foi realizada.
A seção Dramaturgias recebe texto scuja temática central esteja vinculada ao Dossiê Temático, em que vai ser publicado. A pertinência de sua publicação deve ser referendada pelos membros do Corpo Editorial do Dossiê Temático ao qual está vinculado. Deve ter uma parte introdutória que situa essa obra aos leitores da Urdimento. E deve ser uma publicação inédita.
Esta seção se constitui em resenha de obras publicadas no Brasil ou no exterior. As resenhas devem vir acompanhadas de imagem da capa do livro e sua referencia bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. A resenha deve possuir um título diferente do título do livro resenhado.
Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 20 de setembro de 2025. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.3, n. 56, de dezembro de 2025.
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