A importância da arte na formação interdisciplinar proposta pela UFABC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020408

Palabras clave:

Educação, Ensino, Arte-educação,

Resumen

A Universidade Federal do ABC foi criada em 2005 com uma proposta diferenciada. O acesso ocorre por meio dos Bacharelados Interdisciplinares, nos quais o aluno recebe uma formação geral antes de ingressar em um dos cursos de formação específica. Neste estudo, buscamos conhecer os documentos oficiais da UFABC para verificar se e como a Arte está inserida na proposta interdisciplinar da Universidade. Usamos a abordagem qualitativa e o procedimento pesquisa documental. Para a análise das ementas das disciplinas, foi considerado o conceito da Abordagem Triangular. Como resultado, encontramos referências à formação integral, na qual a Arte está inserida, porém, verificamos que entre as 1.183 disciplinas ofertadas para os anos de 2017/2018 apenas uma atendeu a todos os critérios definidos na pesquisa em relação à promoção de uma experiência relevante com a Arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Alecsander Chagas Leite, Universidade Federal do ABC

Mestrando do programa de Ensino e Historia da Ciência e da Matemática UFABC.

Mirian Pacheco Silva Albrecht, Universidade Federal do ABC

Docente da Universidade Federal do ABC na área de Ensino de Ciências.

Citas

BARBOSA, Ana Mai. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.

_____. Depoimento. Revista Educação e Realidade, V 30, n.2, 2005.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: Os Museus de Arte na Europa e Seu Público. 2ª ed. Porto Alegre: Ed. Zouk; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo 2007.

BRASIL. Lei Nº 11.145, de 26 de julho de 2005. Disponível em http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=27/07/2005&totalArquivos=96 Acesso em 28/06/2019.

______. Referenciais Orientadores Para Os Bacharelados Interdisciplinares e Similares. 2010. Disponível em http://reuni.mec.gov.br/images/stories/pdf/novo%20-%20bacharelados%20interdisciplinares%20-%20referenciais%20orientadores%20%20novembro_2010%20brasilia.pdf. Acesso em 29/06/2019.

COLI, Jorge. O que é Arte. 15ª ed., Editora Brasiliense, São Paulo – SP, 1995

DESCARTES, René. Discurso do Método: para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas Ciências. Tradução de Jacob Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

EISNER, Elliot. Arte-educação:leitura no subsolo / Ana Mae Barbosa, (org). 9.ed. - São Paulo: Cortez, 2013.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago Editora Ltda. Rio de Janeiro: 1976.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

SEVERINO, Antônio. O Conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: O Saber Como Intencionalização da Prática. IN FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (org). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas - Sp. Papirus. 1998

TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: Introdução à administração educacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

UFABC. Projeto Pedagógico Institucional 2006. Disponível em http://antigo.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf. Acesso em 25/06/2019

______. Plano de Desenvolvimento Institucional UFABC 2008 a 2012 (PDI). 2010. Disponível em http://pdi.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2011/09/PDI_UFABC_2008_2012.pdf. Acesso em 25/06/2019.

______. Estatuto da UFABC. 2011a. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/13-05-11_estatuto-da-ufabc.pdf. Acesso em 25/06/2019.

______. Regimento Geral. 2011b. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/31-05-11_regimento-geral-da-ufabc.pdf . Acesso em 30/06/2019

______. Plano de Desenvolvimento Institucional UFABC 2013 a 2022 (PDI) 2013. Disponível em http://propladi.ufabc.edu.br/images/PDI/livro_pdi.pdf. Acesso em 25/06/2019.

______. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Ciências e Humanidades. 2015a. Disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/doc/ppc_bch_2015.pdf Acesso em 25/06/2019

______. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 2015b. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/consepe/resolucoes/3---Reviso-do-PP-do-Bacharelado-em-Cincia-e-Tecnologia-Esta-verso-contempla-as-retificaes.pdf. Acesso em 25/06/2019.

______. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Arte e Tecnologia - BA&T. 2015. Disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/cg/2015/05nov/Exp%202_Proj%20Pedagógico%20BAT%20-%20CG%20nov.pdf. Acesso em 02/11/2019.

______. Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2017. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/projeto-pedagogico-institucional.pdf. Acesso em 25/06/2019.

______. Catálogos de Disciplinas de Graduação. 2018 Disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/pdf/catalogo_disciplinas_graduacao_2017_2018_v2.pdf. Acesso em 25/06/2019.

Publicado

2020-02-24

Cómo citar

LEITE, Marcelo Alecsander Chagas; ALBRECHT, Mirian Pacheco Silva. A importância da arte na formação interdisciplinar proposta pela UFABC. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 408–429, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020408. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15607. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ CONTEXTOS E ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO: A ARTE COMO FIO CONDUTOR

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.