Terreiro do brincar, terreiro de ancestrar: experiências no curso de licenciatura em Teatro da Urca
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0302Palavras-chave:
educação decolonial, formação docente, teatroResumo
Propomos retomar as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito de um componente curricular do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA. Tomando como faróis de orientação epistemológica as reflexões que Luiz Rufino (2019) e Luiz Antonio Simas (2019) vêm animando no campo da Educação decolonial nos últimos anos, chegamos a duas diferentes proposições pedagógicas: numa delas, brincadeiras de rua foram adotadas como ferramenta educativa para trabalhar as relações entre infâncias e cidade; na outra, o contato com um mestre do saber popular se desdobrou em práticas artístico-pedagógicas de Teatro. São essas proposições que apresentamos e discutimos nesta ocasião.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
RUFINO, Luís; SIMAS, Luiz Antonio. Encantamento: sobre política de vida. Rio de Janeiro: Mórula editorial, 2020.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas: Exu como educação. Revista Exitus, Santarém, v.9, n. 4, p.262-289, out./dez. 2019.
SILVA, Simone; COSTA, Thales. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Revista MultiAtual, Formiga, v.1, n. 4, p.82-95, 2020.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro. Crato, 2018. Documento interno.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)

