Pedagogias imantadas pelo feminismo decolonial no ensino superior: estudo e criação em artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0115

Palavras-chave:

artes cênicas, ensino superior, pedagogia, feminismo , decolonialidade

Resumo

A aliança entre perspectivas feministas, decoloniais e antirracistas tem possibilitado experimentações pedagógicas no Ensino Superior que, considerando a interseccionalidade dos marcadores sociais (raça, gênero etc.) e os efeitos da colonialidade do ser e do saber, transformam modos de ensinar e aprender. A partir de debates tecidos no Seminário Currículo, Decolonialidade e Formação Docente, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2024, e da análise da docência em disciplinas de artes cênicas, com ampla base teórica e exemplos metodológicos concretos, refletiu-se sobre a produção de um conhecimento encarnado que visa reencantar as formas de habitar a sala de aula.

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Biografia do Autor

Camila Bastos Bacellar

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestrado em Estudos Museísticos e Teoria Crítica pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Espanha. Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

BACELLAR, Camila Bastos. Pedagogias imantadas pelo feminismo decolonial no ensino superior: estudo e criação em artes cênicas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27927. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas