Editorial - Dossiê Currículo, decolonialidade e formação docente nas Artes Cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0902

Palavras-chave:

editorial, artigos, dossiê temático

Resumo

Informações sobre o conteúdo do Dossiê Temático: Currículo, decolonialidade e formação docente nas Artes Cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Melo Cerqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado e Mestrado em Estudos Africanos e da Diáspora Africana pela University of Texas at Austin (UTEXAS), Estados Unidos. Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista Capes como Professor Formador no Curso de Licenciatura em Teatro, na modalidade Ensino à Distância, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Babalorixá da Ilê Axé Omi Ogun siwajú, ator e performer. Prof. Adjunto A no Depto. de Ensino do Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Érico José Souza de Oliveira, Universidade de Brasília

Pós-Doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França. Pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França. Ambos com bolsa Capes.  Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Estágio Sanduiche na Université Paris X-Nanterre, com Bolsa Capes. Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA, Estágio Sanduiche na Université Paris X-Nanterre, com Bolsa Capes. Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Encenador, Ator, Iluminador, Produtor Cultural, Bailarino Popular, Figurinista, Cenógrafo. Professor Titular da Universidade de Brasília (UnB).

Alexandra Gouvea Dumas, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Université Paris Ouest- Nanterre La Défense, França. Pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Estágio Sanduiche na Université Paris - Ouest Nanterre La Défense – França. Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA. Especialização em Educação Física/ Estudos do Lazer pela Universidade do Sudoeste da Bahia (URSB). Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciatura em Teatro pela UFBA. Profa. Graduação e Pós-graduação em Artes Cênicas na UFBA.

Isabel Ribeiro Penoni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com bolsa da FAPERJ. Pós-doutorado no Musée du quai-Branly (Paris, França). Doutorado e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Ciências Sociais pela UFRJ.  Diretora e pesquisadora teatral, cineasta e antropóloga.  Professora adjunta no Depto. de Ensino de Teatro, na graduação, e na Pós-Graduação em Ensino das Artes Cênicas da UNIRIO.

Angie Donini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutorado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialização e capacitação técnica em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Formação em direção cinematográfica pela Escola Darcy Ribeiro. Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), vinculada ao Depto. De Filosofia, ao Mestrado Profissional em Filosofia e ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Artes Cênicas.

Paulo Melgaço da Silva Junior

Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Educação pela UFRJ. Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Ciências Pedagógicas.

 

Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (ISEP). Especialização em Comunicação, Política e Imagem. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA, ESAP. Prof. e vice diretor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro). Professor colaborador na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor de Arte da SME de Duque de Caxias/RJ.

Annie Martins, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialização em Comunicação, Política e Imagem pela UFPR. Graduação - Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduada em Comunicação Social - Relações Publicas pela UFPR. Indígena em retomada da etnia Ticuna. Profa. do Curso de Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Labelit/CNPq/UFPR - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades; CNPq/UNIRIO Observatório de práticas artísticas no cárcere e em espaços de privação de liberdade; TABIHUNI: Núcleo de Pesquisa e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas e Atualmente e CNPq/UFBA Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido - GESTO.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

CERQUEIRA, Gustavo Melo; OLIVEIRA, Érico José Souza de; DUMAS, Alexandra Gouvea; PENONI, Isabel Ribeiro; DONINI, Angie; JUNIOR, Paulo Melgaço da Silva; MARTINS, Annie. Editorial - Dossiê Currículo, decolonialidade e formação docente nas Artes Cênicas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–7, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0902. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/28292. Acesso em: 18 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.