Currículo e racismo: análise curricular das licenciaturas em Artes Cênicas no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0114

Palavras-chave:

currículo, racismo, artes cênicas, democracia racial, branquitude

Resumo

Este artigo focou na negligência quanto à inserção de conteúdos da cultura africana, afrodiaspórica e de povos originários no Ensino Superior, como orientam a Resolução nº 001/04 e o Parecer nº 003/04 do CNE, assim como na ausência de formação docente sobre tais temáticas nas Universidades e na consequente dificuldade na implementação de currículos antirracistas. A principal hipótese é que o racismo existente no país, disfarçado e endossado pelo Mito da Democracia Racial, é a base de um pensamento colonial que perdura até os dias atuais, por meio de um projeto de branquitude que avaliza uma postura de violação das leis e dos direitos a um currículo pluriepistêmico.

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Biografia do Autor

Erico José Souza de Oliveira, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Artes do Espetáculo na Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, Paris 8, França. Pós-doutorado em História da Encenação na Université Sorbonne Nouvelle – Paris, Paris 3 – França. Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação – Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Teatro - pela Universidade Federal de Pernambuco (UDPE). Prof. Titular da Universidade de Brasília (UnB).

                                                                                                   

Glaucilene Ferreira Soares, Universidade de Brasília

Mestranda e Graduação em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB).

                                                                                                   

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Erico José Souza de; SOARES, Glaucilene Ferreira. Currículo e racismo: análise curricular das licenciaturas em Artes Cênicas no ensino superior. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27954. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas