Das figuras que habitam as dramaturgias modernas e contemporâneas

Autores

  • Nayara Macedo Barbosa de Brito Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018485

Resumo

Apresentamos uma resenha crítica do livro Le personnage théâtral contemporain: décomposition, recomposition, de autoria de Jean-Pierre Ryngaert e Julie Sermon, publicado originalmente na França em 2006 e ainda não traduzido para o português e, assim, apresentado ao leitor/leitora brasileira/o. Apesar de já contar com 12 anos desde sua publicação, este permanece sendo um importante estudo para quem quer compreender as dinâmicas operadas pelas dramaturgias ditas contemporâneas e as implicações que elas vêm provocando na cena e no público, ao atualizar as discussões em torno das personagens modernas e contemporâneas numa abordagem, como os próprios autores afirmam, otimista, uma vez que aponta não para um estado de decomposição (pós-dramática), mas de recomposição, em novas bases, da personagem teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Macedo Barbosa de Brito, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Licencianda em Teatro pela mesma insituição. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

BRITO, Nayara Macedo Barbosa de. Das figuras que habitam as dramaturgias modernas e contemporâneas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 485–490, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018485. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018485. Acesso em: 21 nov. 2024.