Aqueles que dizem sim: reflexões brechtianas em práticas docentes de duas professoras e um professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e303

Palavras-chave:

teatro épico, teatro do oprimido, práticas cênicas, práticas docentes, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo analisa experiências artístico-pedagógicas com o Teatro Épico de Bertolt Brecht. O distanciamento crítico e o estranhamento estético são conceitos centrais em sua obra. O estudo dessas noções fomentou a produção de um vídeo didático, a reflexão sobre elementos brechtianos em uma montagem universitária de teatro musicado e a realização e avaliação de uma oficina-aula que propunha a fricção de uma de suas peças didáticas com jogos do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. As reverberações da obra de Brecht nas práticas docentes são fundamentais para a transformação social e a formação crítica dos estudantes, destacando a importância do teatro como ferramenta de reflexão e mudança.  

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Biografia do Autor

Bárbara Tavares dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciatura em Artes Cênicas (Proform) pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Bárbara Carneiro Maciel, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialização em Docência na Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Professora de Arte na Secretaria Estadual da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO).

Heitor Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Música (Composição) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Música (Composição) - Texas State University - San Marcos (EUA) . Bacharelado em Música (Regência) e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SANTOS, Bárbara Tavares dos; MACIEL, Bárbara Carneiro; OLIVEIRA, Heitor Martins. Aqueles que dizem sim: reflexões brechtianas em práticas docentes de duas professoras e um professor . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e303. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26835. Acesso em: 28 maio. 2025.