Reflexões desobedientes de uma escrita-teatro feminista: colisões, interrupções e arranjamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0102

Palavras-chave:

corpos femininos, escrita-teatro feminista, episteme epidérmica, ética da dor

Resumo

Busca-se a reflexão do modo como corpos femininos e feminizados fazem circular um mapa de afetos produtor de uma episteme epidérmica. Um conhecimento que quebra com os pressupostos de um saber pretensamente universal que desconsidera em sua estruturação o corpo vivido. A pesquisa vem mapeando certos dispositivos na cena contemporânea da América Latina que tragam para si o problema. Em diálogo com os experimentos cênicos das artistas trans Lia Garcia e Renata Carvalho, e da Companhia Brasileira de Teatro (“Voo Livre/futuros”), investiga-se ATOS de ternura radical que afirmam a potência de uma escrita-teatro feminista corporificada, tanto para a cena como para a teoria crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutorado em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - FAPESP). Estágio de Pós-Doutorado na Università di Bologna (CAPES). Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, com período sanduiche na Università di Torino. Prof. Associada no Departamento de Arte do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UFRJ-ECO). Pesquisadora do CNPQ nível 2.

Referências

AHMED, Sara. La política cultural de las emociones. Trad. Cecilia Mansuy. Universidad Nacional Autónoma de México, Programa Universitario de Estudios de Género México, 2015.

AHMED, Sara. Notas para una supervivencia feminista / Asombro feminista. Revista Nomadías. Diciembre 2019, Número 28, p. 107-126. Acesso em: 01 maio 2023.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo, Ubu editora, 2023.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa da assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.

GANE, N. & HARAWAY, D. Se nós nunca fomos humanos, o que fazer? Entrevista com Donna Haraway. Ponto Urbe. Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, v. 6, p. 1-5, 2010.

GROS, Frédéric. Desobedecer. São Paulo, Ubu editora, 2018.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n.5, p. 07-41, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773.

Acesso em: 01 abr. 2024.

HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. São Paulo: Ubu Editora, 2022

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre Experiência. Tradução: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

NANCY, Jean-Luc. Pele Escencial, Essencial Skin. O percevejo on-line. Vol. 06. Número 01 Janeiro-Junho, 2014, p. 01-12 . Acesso em: jan. 2024. DOI: 10.9789/2176-7017.2014.v6i1.

NANCY, Jean-Luc. 58 indícios sobre o corpo. Revista UFMG, Belo Horizonte, v.19, n.1 e n.2, p.42-57, jan./dez. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_42-57.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

PRECIADO, Paul. Eu sou o monstro que vos fala, informe para uma academia de psicanalistas. Paris: Editions Grasset & Fasquelle, 2020.

RIBEIRO, Martha. Realismo Sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades. São Paulo: Hucitec, 2022.

RIBEIRO, Martha. É possível habitar um corpo dançante? para uma anatomia furtiva dos afetos. Revista Kaylla. Núm. 1, p. 139-153, 2022. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/kaylla/article/view/25312. Acesso em: 06 jun. 2024.

RIBEIRO, Martha. Interromper o espetáculo: o gesto político e estético das emoções. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação, Belo Horizonte, v.13, n.27, p.49-71, 2023. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41744. Acesso em: 01 maio 2024.

Publicado

2024-09-22

Como Citar

RIBEIRO, Martha de Mello. Reflexões desobedientes de uma escrita-teatro feminista: colisões, interrupções e arranjamentos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25545. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul