O Uso da Informação no Processo Criativo de Design: análise da aplicação de tendências de moda em empresas autorais na cidade de Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018332

Palavras-chave:

design, moda, tendencias

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma análise acerca das etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos de moda-vestuário, buscando delinear como as informações são utilizadas pelo designer, como profissional responsável pela criação. Tendo como locus de pesquisa a cidade de Recife e como objeto de investigação empresas do setor criativo de Design de Moda (vestuário, calçados e acessórios), é apresentado como questão norteadora a seguinte abordagem: como os profissionais da Indústria Criativa de Moda conciliam criatividade e inspiração com as informações que lhes são externas, tais como tendências de moda e de mercado, no processo de criação desse setor? A partir de um levantamento de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pelo desenvolvimento criativo nas empresas, foi possível levantar considerações sobre o processo criativo desses profissionais e os mecanismos que envolvem o exercício constante que envolve a manutenção de informações estratégicas na elaboração de projetos criativos.

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Biografia do Autor

Maria Débora Fernandes Pontes, Federal University of Pernambuco

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) com ênfase de pesquisa em Economia Criativa, Indústria Criativa de Moda, Metodologias do Design e do Design de Moda. Uso da informação no processo criativo em Design. Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2011). Áreas de interesse: Dinâmicas das Indústrias Criativas, Pesquisa e monitoramento de tendências, Gestão da informação na indústria, Criatividade e processos criativos em Design, Desenvolvimento da moda e dos costumes nas sociedades, História do Design e da Indumentária. Processos de comunicação em Design. Experiência profissional em desenvolvimento de produtos de moda e docência.

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Federal Rural University of Pernambuco

Doutora em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University for the Creative Arts / University of Kent (2007); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999); Especialista em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); Estilista de Moda em Confecção Industrial pelo Senai CETIQT-RJ (1992) e Arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco (1989). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também atua como supervisora da área de Arte, Habitação e Vestuário. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Economia Doméstica, com ênfase em Design de Moda, Design Têxtil e Design de Vestuário, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, consumo, desenvolvimento de produto, tecnologia, gestão e estratégia

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

PONTES, Maria Débora Fernandes; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. O Uso da Informação no Processo Criativo de Design: análise da aplicação de tendências de moda em empresas autorais na cidade de Recife. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 332–362, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018332. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11903. Acesso em: 25 nov. 2024.

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