Framework integrado de gestão de design e pensamento enxuto na indústria da moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18462025021

Palavras-chave:

gestão de design, pensamento enxuto, framework integrado

Resumo

O setor de moda enfrenta desafios crescentes para integrar as práticas de criação e produção de forma eficiente e ágil. Nesse contexto, a gestão de design e o pensamento enxuto (lean thinking) emergem como abordagens estratégicas complementares, capazes de promover a eliminação de desperdícios e o aumento da eficiência produtiva. Contudo, a literatura carece de modelos integradores que articulem ambas as práticas de forma estruturada e replicável. Este artigo propõe e valida um framework integrado de gestão de design e pensamento enxuto, destinado ao setor de moda. O framework é composto por três fases principais: diagnóstico, planejamento e implementação, cada uma delas subdividida em atividades estratégicas voltadas à redução de desperdícios e otimização dos processos de design e produção. A metodologia utilizada baseia-se nos princípios do design science research (DSR), que permitiram o desenvolvimento e a validação preliminar do framework por meio de sua aplicação prática em uma empresa de confecção localizada no Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Os resultados apontam para uma redução de 20% nos retrabalhos, melhorias no fluxo operacional e aumento do índice de aprovação de protótipos. Esses achados destacam a aplicabilidade prática do framework, que pode ser replicado em outras empresas do setor de moda. Como contribuição teórica, o artigo avança ao propor um modelo integrador que permite maior sinergia entre a gestão de design e o pensamento enxuto, alinhando criação, elaboração e implementação. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras validem o framework em empresas de diferentes portes e regiões, ampliando a generalização dos resultados.

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Biografia do Autor

Flaica Wippel Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Mestrado em Design do Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Possuo especialização em Direção de Criação para Produto e Moda pela Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, em parceria com o Orbitato, e graduação em Design com ênfase em Design Industrial pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).Atualmente, sou pesquisadora no Lemme Lab Laboratório e Grupo de Pesquisa da UFSC , onde me dedico a estudos em Gestão Visual e Inovação Digital. Minhas pesquisas exploram metodologias interdisciplinares, combinando experiência do usuário com temas como design de moda, tecnologia do vestuário, gestão de design, desenvolvimento de produtos, composição de mix de coleções e aplicação de conceitos de Lean Manufacturing no design de moda.Minha trajetória acadêmica inclui atuação como professora substituta no IFSC (Campus Jaraguá do Sul - SC), onde lecionei disciplinas como Ergonomia Aplicada ao Produto, Modelagem Tridimensional, Criação de Moda e Processos Criativos, Processos de Fabricação, Fundamentos do Design de Moda, Pesquisa de Tendências, História da Moda, e Desenho e Ilustração de Moda.Paralelamente, sou educadora na Valley International School (SC), ministrando disciplinas de negócios e design para estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio (6 ao 12 ano). Meu trabalho é alinhado ao programa International Baccalaureate (IB), para o qual possuo certificação. Nessa função, destaco-me pelo desenvolvimento de conteúdos que integram design, inovação e competências empresariais, sempre priorizando metodologias ativas e alinhadas aos desafios contemporâneos.

Julio Monteiro Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou parte de sua pesquisa por meio de um Doutorado Sanduíche na Universidade de Wuppertal (Alemanha) no departamento de Design Industrial. Possui Mestrado em Gestão de Design pela UFSC (2011) e é graduado em Design pela UDESC (2005). Atualmente, está realizando um programa de Pós-Doutorado na Academy of Art University (Califórnia) e é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lecionando no Curso de Design e nos Programas de Pós-Graduação em Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Além disso, lidera o Grupo de Pesquisa: LEMME - Gestão Visual e Inovação Digital e é membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis. Anteriormente, trabalhou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), UNIVALI e UNIASSELVI, e como professor convidado e orientador em diferentes cursos de especialização e MBAs no país.

Profissionalmente, atuou como Líder de Crescimento Digital na Tekoa Informação e Conectividade por cerca de cinco anos. Possui mais de 12 anos de experiência em empreendedorismo, atuando em diversas capacidades, desde a propriedade de um escritório de design até a fundação de startups e consultorias empresariais, sempre integrando design, marketing e desenvolvimento de negócios. Também possui mais de 15 anos de experiência como professor em universidades e faculdades. Suas experiências geralmente envolvem estratégias de lançamento, experiência do cliente e do usuário (CX/UX) e consultoria em design. Nos últimos dez anos, concentrou-se em apoiar empresas de diferentes tamanhos, como Natura S.A (Brasil), IXL Center (EUA - Boston), NutsCo (EUA - Miami), TopTherm (EUA - Miami), Tropical Brasil (Brasil) e mais de 80 consultorias para PMEs. É autor do livro "Gestão Visual de Projetos: utilizando a informação para inovar" (2018 - Editora Alta Books).

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

PINHEIRO, Flaica Wippel; TEIXEIRA, Julio Monteiro. Framework integrado de gestão de design e pensamento enxuto na indústria da moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 46, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18462025021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26780. Acesso em: 18 jul. 2025.