Informação através da cor: a construção simbólica psicodinâmica das cores na concepção do produto

Autores

  • Ana Camila Nobre Xavier Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x05092012063

Palavras-chave:

Cor, Informação, Psicodinâmica, Produto

Resumo

Considerando a amplitude e importância da cor em diversas áreas, este artigo objetiva demonstrar a relevância do estudo das cores aplicado ao processo que engloba a geração de um produto (desde a embalagem utilizada, à publicidade para divulgação do produto). Busca-se evidenciar a capacidade informativa das cores, através da análise dos estimulos, da percepção e da sintaxe das cores, assim como através da sua utilização simbólica e linguística na transmissão de mensagens e informação, revelando, também, a influência dos elementos psicodinâmicos na escolha do consumidor e a importância de análises do mercado e pesquisa de tendências na concepção do produto.

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Publicado

2012-01-01

Como Citar

XAVIER NUNES, Ana Camila Nobre. Informação através da cor: a construção simbólica psicodinâmica das cores na concepção do produto. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 63–72, 2012. DOI: 10.5965/1982615x05092012063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7776. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos