Informação através da cor: a construção simbólica psicodinâmica das cores na concepção do produto

Autores

  • Ana Camila Nobre Xavier Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x05092012063

Palavras-chave:

Cor, Informação, Psicodinâmica, Produto

Resumo

Considerando a amplitude e importância da cor em diversas áreas, este artigo objetiva demonstrar a relevância do estudo das cores aplicado ao processo que engloba a geração de um produto (desde a embalagem utilizada, à publicidade para divulgação do produto). Busca-se evidenciar a capacidade informativa das cores, através da análise dos estimulos, da percepção e da sintaxe das cores, assim como através da sua utilização simbólica e linguística na transmissão de mensagens e informação, revelando, também, a influência dos elementos psicodinâmicos na escolha do consumidor e a importância de análises do mercado e pesquisa de tendências na concepção do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: ed. SENAC, 2007.

GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

______. O sistema simbólico das cores. Disponível em:<http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/comunicacao/textos/LGuimaraes_T004.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2011.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Deve Saber. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

PASTOUREAU, Michel. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Lisboa: Estampa, 1997.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4. ed. São Paulo: E. Blucher, 1990. 223[8]p. (Ciências e técnicas empresariais e de comunicação)

MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem. Curso Básico. São Paulo: Makron Books, 2002.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 6. ed. Rio de Janeiro: L. Christiano, 1995.

VALDIR, Welton Leandro. A Psicodinâmica das cores como ferramenta de marketing: A percepção, influência e utilização das cores na comunicação mercadológica. Disponível em:<http://www.qgdaluz.com.br/.../monografia_ Welton_Leandro_Valdir.doc>. Acesso em: 16 abr. 2011.

KURQUEVIZ, Natália; GOMES, Lidiane Helena; VALVERDE, Ana Luiza. Efeitos subliminares das cores na publicidade. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/3507947/Psicologia-das-Cores>. Acesso em: 18 abr. 2011.

ADAM, Peige Stark. Color, contrast and Dimension in New design. Disponível em:

<http://www.poynter.org/uncategorized/1252/color-contrast-dimension-in-newsdesign>.Acesso em:18 abr. 2011.

Color &UsabilityMatters. Disponível em: <http://www.colormatters.com/color-anddesign/color-and-usability-matters>.Acesso em: 17 abr. 2011.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Como Citar

XAVIER NUNES, Ana Camila Nobre. Informação através da cor: a construção simbólica psicodinâmica das cores na concepção do produto. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 63–72, 2012. DOI: 10.5965/1982615x05092012063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7776. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos