Reflexões sobre o uso de metodologias de projeto de produto no desenvolvimento de coleção de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x06122013155Palavras-chave:
metodologia, projeto, design de produto, coleção de modaResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que descreve o desenvolvimento de uma coleção de moda a partir de um compilado de metodologias de projeto. Tal compilado procurou combinar etapas projetuais adotadas em projetos de produto com etapas utilizadas no desenvolvimento de coleções de moda. Ao final, o artigo reflete sobre os efeitos gerais da pesquisa, e, mais particularmente, sobre a aproximação realizada entre o universo metodológico de design de produto, e o universo projetual do desenvolvimento de coleções.Downloads
Referências
ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina. O Maior dos mercados emergentes. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.
BARBOSA, Lívia. et. al. O Maior dos mercados emergentes. ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina.. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.
BONSIEPE, Gui e outros. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1984.
BONSIEPE, Gui. Teoria y practica del diseno industrial: elementos para uma manualística critica. Barcelona: G. Gili, 1978.
BÜRDEK, Bernhard E. Design:história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: E. Blücher, 2006.
BOSTON CONSULTING GROUP. et. al. O Maior dos mercados emergentes. ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina.. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.
CAMARGO, Cariane Weydmann. Princípios metodológicos do design aplicados ao ensino de projeto de produto de moda. 2012. Dissertação (Mestrado em design) – Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre.
DREYFUSS, Henry. Designing for people. New York: Allworth, 2003.
FIORINI, Verônica. Design de moda: abordagens conceituais e metodológicas. In: PIRES, Dorotéia Baduy at al. Design de moda: olhares diversos. Barueri; Perdizes: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 95-144.
GOMES, Luiz Antônio Vidal de Negreiros; MEDEIROS. Ligia Maria Sampaio de;. Ideias, ideais e ideações: para design/desenho industrial. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2010.
JONES, J. Christopher. Métodos de diseño.Barcelona: G. Gili, 1976.
JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
LÖBACH, Bernd. Design industrial:bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blücher, 2001.
MONTEMEZZO, Maria C. F. S. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
RECH, Sandra R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: UDESC, 2002.
REDIG, Joaquim. Design é Metodologia: Procedimentos próprios do dia-a-dia do designer. In: COELHO, L. A. L. at al. Design Método. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006. p. 169 – 178.
REDIG, Joaquim. Sobre desenho industrial (ou design) e desenho industrial no Brasil. Ed. fac-similar Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2005.
ROZENFELD, H. Gestão de Desenvolvimento de Produtos – uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
SANCHES, Maria C. de F. Projetando moda: diretrizes para a concepção de produtos. In: PIRES, Dorotéia B. at al. Design de Moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. p. 289-301.
SANTOS, Flávio, A. N. V. dos. MD3E (Método de desdobramento em 3 etapas): Conceito de método aberto de projeto para aplicação no ensino de design. In: LINDEN, J. C. S. de.; MARTINS, R. F. F. de. at al. Pelos caminhos do design: Metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p. 151 – 174.
SAYRE, Kate. et. al. O Maior dos mercados emergentes. ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina.. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.
SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, HARLAND, Christine. Administração da produção. 1ª.ed. São Paulo : Atlas, 1999.
SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Principios básicos del diseño de moda. Barcelona: G. Gili, 2007.
STAHELIM, Camila. O esporte está na moda. Revista do Varejo, Porto Alegre n 39, p. 18-24, 2007.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 4. ed. Brusque: Ed. do Autor, 2007
UDALE, Jenny. Tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, 2009
VAN DER LINDEN, Júlio. C. de S.; LACERDA; André. P. Metodologia Projetual em tempos de Complexidade. In: LINDEN, J. C. S. de.; MARTINS, R. F. F. de. at al. Pelos caminhos do design: Metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p 151 – 174.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Bibiana Silveira Horn
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.