Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da covid-19: experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14322021273Palavras-chave:
ensino de moda, modelagem de vestuário, ensino remoto, covid-19Resumo
A pandemia causada pelo covid-19 alterou diversas atividades humanas - entre as quais, o ensino de Moda. Adaptações tiveram que ser realizadas, no sentido de continuar oferecendo ensino de qualidade para alunos de graduação - indiferente às possibilidades de acesso que cada discente dispunha. O presente trabalho apresenta as alterações decorrentes do planejamento de atividades didáticas remotas no ensino de modelagem de vestuário em relação ao ensino presencial.
Downloads
Referências
CABAU, Nubia Carla Ferreira; COSTA, Maria Luisa Furlan.A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. V.12, n2, p-431-447, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2268/686. Acesso em: 17 ago. 2020.
FISCHER, Anette. Fundamentos de design de moda: construção de vestuário. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v.1, p.1-14 ago. 2002. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/111/17. Acesso em: 01 set. 2020.
NISKIER, A. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis: Vozes, 1993.
ROMERO, Tori. Educação sem distância: As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista; Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, Marco; Santos, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação "online": fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SOARES, Luciana Borges. Parâmetros para construção de blocos básicos de modelagem industrial no vestuário para corpos femininoscom sobrepeso. Porto Alegre, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Borges, Vinícius Gadis Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.