O anel de noivado de diamante: O papel de um adorno na história da sociedade contemporânea

Autores

  • Paulina Helena Zanluchi Mior Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Mariana Pohlmann de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Vinicius Gadis Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Gabriela Zubaran Pizzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17412024128

Palavras-chave:

design de joias, evolução tecnológica, anel de noivado, diamante

Resumo

O uso de anel de diamante é tido atualmente como uma tradição em um noivado. Considerando o conjunto de valores proporcionados por essa tradição, o presente trabalho busca identificar a semiótica associada aos diamantes em conjunto com os anéis de noivado, como materialização do ideal de romance. Quanto à metodologia, foi realizada análise e revisão bibliográfica de livros e artigos. A partir dessa análise, foram identificadas as mudanças tecnológicas associadas aos anéis com diamantes, passando por diversos modelos e seus significados. Foi percebido que os atributos psicológicos relacionados ao anel de diamante têm origem nas propagandas da gema, criadas pela empresa De Beers, datadas da primeira metade do século XX. Além disso, são constatadas mudanças no âmbito social, indicando a evolução do uso dessa peça ao longo do último século, não restringindo-se apenas às mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAM, C. Explained: Diamonds. S02 E10. Vox & Netflix Worldwide entertainment: 2019.

AHDE-DEAL, P. Jewelry as Provocateurs of Emotions. In: KEER2010. International Conference on Kansei Engineering and Emotion Research. The Design Society, 2010.

BERGSTEIN, R. Brilliance and Fire: a biography of Diamonds. Harper Paperbacks: 2016.

BONOS, L. Tiffany’s created an engagement ring for men. Washington Post, 2021. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/lifestyle/ 2021/05/11/tiffany-engagement-ring-men-mangagement/ Acesso em 16 de junho de 2022.

DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DE BEERS. The diamond insight report: diamonds and love in the modern world. London: De Beers Group, 2019. Disponível em: https://www.debeersgroup.com/~/media/Files/D/De-BeersGroup/documents /reports/insights/the-diamond-insight-report-2019.pdf. Acesso em 17 de julho de 2022.

DESMET, P.; HEKKERT, P. Framework of product experience. International Journal of Design, v. 1 (1), p. 57-66, 2007.

EBERT, J. M. Art Deco: The period, the jewelry. Gems & Gemology, Vol. 19, Nº 1. Carlsbad: Gemological Institute of America, 1983.

FALLS, S. Clarity, Cut, and Culture: The Many Meanings of Diamonds. NYU Press, 2014.

GEMOLOGICAL INSTITUTE OF AMERICA. Engagement Rings Through the Ages. Carlsbad: GIA, 2011. Disponível em: https://4cs.gia.edu/en-us/blog/engagement-rings-through-the-ages-2/

GEMOLOGICAL INSTITUTE OF AMERICA. Diamonds & Diamond Grading. [Material de didático do curso Diamond & Diamond grading, lecionado no GIA]. Carlsbad: GIA, 2019.

GEMOLOGICAL INSTITUTE OF AMERICA. Secret Messages in Jewelry - Acrostic Jewelry. Carlsbad: 4Cs, 2015. Disponível em: https://4cs.gia.edu/en-us/blog/secret-messages-jewelry-acrostic-jewelry/

GONG, B.; YUAN, R. Study of Contemporary Jewelry Design Emotional Expression Skills. Journal of Arts and Humanities, v. 6, n. 2, p. 57, 2017.

HASSENZAHL, M. User Experience and Experience Design. in Encyclopedia of Human Computer Interaction. The Interaction Design Foundation, 2011. Disponível em: https://www.interaction-design.org/literature/book/the-encyclopedia-of-human-computer-interaction-2nd-ed/user-experience-and-experience-design/

JONES, J. The history and object of jewellery. London: 1847. Disponível em: https://archive.org/details/HistoryAndObjectOfJewellery/ Acesso em 02 de junho de 2022.

KUNZ, G. F.. Rings for the Finger. Dover Publications, 1917. Disponível em: https://archive.org/details/ringsforfingerfr00kunz/ Acesso em 02 de junho de 2022.

LIANG, M.; WANLI, Z. Emotional expression in jewellery design under the background of artificial intelligence. Expert Systems, e13134, 2022.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.

MASKELL, J. The wedding-ring: its history, literature, and the superstitions respecting it. Simpkin, Marshall, & Co, 1888. Disponível em: https://archive.org/details/TheWeddingRing/maskell-j-wedding-1888-RTL015172-LowRes/

METROPOLITAN MUSEUM OF ART. Bronze ring key. New York. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/246764/ Acesso em 06 de julho de 2022.

NORMAN, D. Design emocional: Porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia. Rio de Janeiro: Racco, 2008.

RADEN, A. Stoned: Jewelry, Obsession, and How Desire Shapes the World. Ecco Press, 2016.

SHIGLEY, J. Historical Reading List: The Diamond Fields of South Africa. Carlsbad: GIA, 2017. Disponível em: https://www.gia.edu/gia-news- research/historical-reading-diamond-fields-south-africa-1868-1893/

SILVA, R. A joia: história, simbolismos e emoções. Dissertação de Mestrado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2020.

STATISTA. Women’s most wanted precious stones for engagement rings in Germany in 2013. 2013. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/718368/women-most-wanted-precious-stones-engagement-rings-germany/ Acesso em 16 de junho de 2022.

SWINDLER, K. The Diamond as an Engagement Ring. Gems & Gemology, Vol. 6, Nº 7. Carlsbad: GIA, 1949. Disponível em: https://www.gia.edu/doc/ fall_1949.pdf

TAKAMITSU, H.; MENEZES, M. O uso da função estética e simbólica no processo de criação de joias. 15º ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia. Blucher Proceedings, 2015.

THE KNOT. Jewelry & Engagement Study. New York: XO Group, 2021.

TIFFANY & CO. Tiffany setting. 2021. Disponível em: https://twitter.com/tiffanyandco/status/1363185450039525377/ Acesso em 17 de julho de 2022. 1 fotografia.

VICTORIA AND ALBERT MUSEUM. Ring. Google Art & Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/wAHAxMZ5T0Cvsw/ Acesso em 02 de julho de 2022.

WANG, Y. Sentimental expression in jewelry design. Milano: Politecnico di Milano, 2020. Dissertação de Mestrado. Disponível em: https://www.politesi.polimi.it/handle/10589/153690

WATERMAN, K. The History of Engagement Rings. GIA Knowledge Sessions Webinar Series. Carlsbad: Gemological Institute of America, 2021. Disponível em: https://youtu.be/xMAcJ4JGBwY/ Acesso em 02 de maio de 2022.

ZHANG, F.; WANG, J. The Product Design of Emotional Intelligent Jewelry for Women. In: Proceedings of the 2nd International Conference on Information, Control and Automation, ICICA 2022, December 2-4, 2022, Chongqing, China. 2023.

Publicado

2024-01-02

Como Citar

MIOR, Paulina Helena Zanluchi; OLIVEIRA, Mariana Pohlmann de; RIBEIRO, Vinicius Gadis; PIZZATO, Gabriela Zubaran. O anel de noivado de diamante: O papel de um adorno na história da sociedade contemporânea. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 128–169, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17412024128. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23865. Acesso em: 19 dez. 2024.