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Gestão de Moda: interfaces entre processos de criação e produção (V. 18 N. 46)

Capa - Editorial OCTA Fashion | Octa Mag 
Edição Gráfica - Jailson Oliveira Sousa
Foto da Capa - Guilherme Dimatos

Submissões: julho a dezembro de 2024
Publicação: julho de 2025

Mais do que uma análise voltada exclusivamente aos resultados financeiros, aos interesses do mercado e às técnicas vinculadas às estratégias de marketing dentro das empresas da indústria da moda, este dossiê visa também abrir um espaço para discutir a aparente dicotomia entre arte e mercado, entre processo criativo e processo produtivo, entre produto autoral e produção em escala, oposição tão propagada em todos os meios produtivos onde o produto desenvolvido pela indústria, comércio, entre outros, e está associado à questão da criação. Desta forma, apesar deste dossiê focar na cadeia produtiva têxtil e de confecção, cabem também análises sobre outros objetos que apresentem esta relação de oposição, como, por exemplo, os objetos da indústria do carnaval e outros festejos, ou da indústria cinematográfica, de espetáculos, televisiva, teatral, etc., porém sempre voltado para as questões de gestão e negócios e para os objetos de vestuário, tendo em vista que entendemos vestuário como todas as peças que componham as formas vestíveis que interagem com o ser humano, ou seja, roupas, calçados, acessórios ou outros objetos que se enquadrem nesta definição. Cabem aqui também análises que investiguem a relação de empresas do mercado com a formação dos criadores, os registros e as propriedades de criação, bem como as análises de descartes realizados no processo produtivo e/ou pelos usuários. Como fundamentação teórica este dossiê prioriza fundamentações teóricas do campo da administração e marketing, mas também da sociologia e da filosofia, e do campo do design, da arte e da moda.
 
Referências
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SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições Texto & Grafia Lta, 2008.

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SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.  

 

Organizadores:

Flávio Glória Caminada Sabrá – IFRJ campus Belford Roxo


Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestre em
Administração pela Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC/RJ; Especialista em Gerência
em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ); Bacharel em
Desenho Industrial (Desenho de Produto e Comunicação Visual) pelas Faculdades Integradas
Silva e Souza (FISS); e Técnico em Estilismo e Confecção Industrial pelo Centro de Tecnologia
da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT).

Maya Marx Estarque – IED Rio


Doutora e graduada em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha e especialista em
Design de Moda pelo SENAI CETIQT RJ. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na
atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo.

Deborah Chagas Christo – EBA/UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Doutora e Mestre em Design pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e designer graduada pela Escola
Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).
Pesquisadora interessada nas fronteiras, delimitações, relações e interações entre Design,
Moda e Arte e no estudo das práticas dos produtores destes campos como representação de
relações sociais estabelecidas em determinados contextos sociais e culturais.

André Monte Pereira Dias – IFRJ campus Belford Roxo

Doutor da linha de Imagem e Cultura do PPGAV-EBA/URFJ; Mestre em Artes pelo PPGARTES/
Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Produção Cultural com Ênfase em
Literatura Infanto-Juvenil pelo IFRJ campus Nilópolis; Graduação em LETRAS/PORTUGUÊS-
FRANCÊS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do IFRJ campus
BELFORD ROXO (experiência docente nas áreas: Carnaval, Moda, Francês, Artesanato, Teoria
da Cor de da Forma, Cena e Dramaturgia).