Call for Papers

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Fashion Management: Interfaces Between Creation and Production Processes (V. 18 N. 46)

Cover - Editorial OCTA Fashion | Octa Mag 
Graphic Design - Jailson Oliveira Sousa
Cover Photo - Guilherme Dimatos

Submissions: July to December 2024
Publication: July 2025

More than an analysis focused exclusively on financial results, market interests, and techniques linked to marketing strategies within the fashion industry, this dossier also aims to open a space to discuss the apparent dichotomy between art and market, between the creative process and the productive process, between authored products and mass production—an opposition widely propagated across all productive means where the products developed by the industry, commerce, and others are associated with the creation issue. Thus, although this dossier focuses on the textile and garment production chain, analyses of other objects that present this relationship of opposition are also welcome, such as objects from the carnival industry and other festivities, or from the film industry, performances, television, theater, etc., but always directed towards management and business issues and clothing objects, as we understand clothing to encompass all items that make up wearable forms that interact with human beings—namely, clothing, footwear, accessories, or other objects that fit this definition. Analyses investigating the relationship between market companies and the formation of creators, the registrations and properties of creation, as well as analyses of waste in the production process and/or by users are also welcome. As theoretical grounding, this dossier prioritizes theoretical foundations from the fields of administration and marketing, but also from sociology and philosophy, as well as design, art, and fashion.

Referências
ABRANCHES, Gerson; BRASILEIRO JÚNIOR, Alberto. Manual da gerência eficaz de confecção. Rio de Janeiro: SENAI/DN, 1990.

ATHAYDE, P. (org.). Negócios criativos. São Paulo: Panda Books, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.

_________ . A produção da crença: Contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2004.

_________ . A distinção: Crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2006.

CIETTA, Enrico. A economia da moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

CHRISTO, Deborah Chagas. Estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. São Paulo: Ed. Das Letras e Cores, 2016.

ESTARQUE, Marx Maya. Diálogos entre arte e moda na atualidade / Maya Marx Estarque; orientador: Juan Loeck.¬¬ -2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11093/211.

________ . Experiência de consumo: marcas de alta gama italianas In: Inovação, estudos e pesquisas: reflexões para o universo têxtil e de confecção. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, v.3, p. 97-114. 10.
________ . O Sistema-Produto-Serviço e Comunicação In: Design Estratégico. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 2010, p. 31-51.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; & SETIAWAN, I. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

KOTLER, P.; & ARMSTRIN, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAS CASAS, A. L. Cocriação de valor. São Paulo: Atlas, 2014.

SABRÁ, Flávio Glória Caminada. Os agentes sociais envolvidos no processo criativo no desenvolvimento de produtos da Cadeia Têxtil. São Paulo: Ed. Das Letras e Cores, 2016.

SABRÁ, Flávio (org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. 2ª Edição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

SANTOS, Heloisa Helena de Oliveira. Economia criativa e (Design de) moda: perspectivas globais e tomadas de posição locais no Brasil contemporâneo / Heloisa Helena de Oliveira Santos ; orientador: Alberto Cipiniuk. – 2015. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/29514/29514.PDF.

SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições Texto & Grafia Lta, 2008.

SOLOMON, Michael R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Tradução de Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SUDJIC, Deyan. Linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.  

 

Organizadores:

Flávio Glória Caminada Sabrá – IFRJ campus Belford Roxo


Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestre em
Administração pela Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC/RJ; Especialista em Gerência
em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ); Bacharel em
Desenho Industrial (Desenho de Produto e Comunicação Visual) pelas Faculdades Integradas
Silva e Souza (FISS); e Técnico em Estilismo e Confecção Industrial pelo Centro de Tecnologia
da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT).

Maya Marx Estarque – IED Rio


Doutora e graduada em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha e especialista em
Design de Moda pelo SENAI CETIQT RJ. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na
atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo.

Deborah Chagas Christo – EBA/UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Doutora e Mestre em Design pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e designer graduada pela Escola
Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).
Pesquisadora interessada nas fronteiras, delimitações, relações e interações entre Design,
Moda e Arte e no estudo das práticas dos produtores destes campos como representação de
relações sociais estabelecidas em determinados contextos sociais e culturais.

André Monte Pereira Dias – IFRJ campus Belford Roxo

Doutor da linha de Imagem e Cultura do PPGAV-EBA/URFJ; Mestre em Artes pelo PPGARTES/
Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Produção Cultural com Ênfase em
Literatura Infanto-Juvenil pelo IFRJ campus Nilópolis; Graduação em LETRAS/PORTUGUÊS-
FRANCÊS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do IFRJ campus
BELFORD ROXO (experiência docente nas áreas: Carnaval, Moda, Francês, Artesanato, Teoria
da Cor de da Forma, Cena e Dramaturgia).